Saúde participa de evento social no bairro 17 de Março

Saúde
29/07/2017 15h30

Sábado também é dia de cuidar da saúde. Foi pensando nisso que a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) esteve presente no “Canal Cidadão", evento social promovido pelo  Sistema Atalaia de Comunicação neste sábado, 29, no bairro 17 de Março. Aferição de pressão arterial, distribuição de panfletos educativos e muitas dicas de saúde foram  os serviços oferecidos pela equipe de profissionais da SMS, juntamente com estudantes do curso técnico de enfermagem do Colégio Pio Décimo.
 
Durante a ação foram realizados aproximadamente 200 atendimentos. Os  usuários que apresentaram qualquer tipo de alteração na pressão arterial receberam no local as primeiras orientações sobre os cuidados que devem adotar e foram encaminhados para a Unidade de Saúde da Família (USF) de referência. “Essa atividade de hoje foi muito importante porque possibilitou que a gente realizasse uma espécie de triagem encaminhado os usuários aqui  do 17 de Março para três unidades diferentes, Celso Daniel, Osvaldo Leite e Augusto César Leite. É uma comunidade muito carente que precisa de atenção e tanto a Prefeitura quanto a  Secretaria Municipal da Saúde estão atentos a essas necessidades”, disse a apoiadora da 2ª região de saúde, Aionara Figueiredo Oliveira.

A aposentada Maria Adélia de Souza, 66 anos, foi uma dessas pessoas que apresentaram alteração na pressão arterial. Ela conversou com a enfermeira e saiu consciente de que precisa cuidar-se melhor. "A minha pressão estava muito alta e fui orientada a procurar atendimento médico imediatamente. Foi muito bom participar dessa ação aqui hoje, a equipe foi bastante atenciosa e agora eu sei que preciso ficar de olho na saúde porque ainda quero viver muitos anos para ver meus netos crescerem".

Dona Josefa Alves, moradora do Robalo, veio de longe prestigiar a ação social e também aproveitou para dar uma passadinha na tenda da saúde. “Minha nora mora aqui perto e não poderia deixar de ver de perto essas atividades. Melhor ainda porque verifiquei minha pressão e estou com a saúde 100%”, comemorou.
 
A equipe da SMS também prestou  assistência a dois adolescentes, de 12 e 13 anos, que passaram mal durante o evento. Em ambos os casos ficou constatada a queda de pressão, mas com o atendimento ágil, em parceria com os profissionais da ambulância que estava no local, os jovens recuperaram-se rapidamente.