Secretária da Saúde mantém diálogo com categorias em greve

Saúde
31/07/2017 17h52

Cumprindo com o compromisso assumido pela atual administração municipal de manter o diálogo aberto com todas as categorias que compõe o serviço público da capital, a secretária Municipal da Saúde, Waneska Barboza, recebeu na manhã desta segunda-feira, 31, representantes do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (Seese) e do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de  Endemias do Município de Aracaju (Sacema). No encontro foram debatidas as principais reivindicações das duas categorias, entre elas o reajuste salarial. 

Os sindicalistas querem que a Prefeitura de Aracaju apresente dados que comprovem que não é possível dar o reajuste neste momento e que seja apresentado um estudo com o impacto do aumento nas contas. 

A secretária ouviu atentamente os representantes das duas categorias e destacou que a Saúde está trabalhando com planejamento. "No momento, não há possibilidade de aumento salarial. Nós pegamos uma Prefeitura com uma dívida gigantesca e o objetivo deste ano é o de honrar com os salários dos servidores mensalmente, sanar as dívidas e organizar a casa para podermos pensar no próximo ano em aumentos, ampliações e em outras questões que possam vir satisfazer não só os servidores, mas principalmente a população que é o nosso objetivo maior", colocou Waneska Barboza.

A presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Shirley Morales fez uma avaliação positiva da reunião. "A secretária e sua equipe nos receberam bem e se colocaram à disposição para fazer a articulação com os secretários e o prefeito Edvaldo Nogueira para que a gente possa sanar essa problemática. Digo isso porque em anos anteriores, o trabalhador da saúde não teve reajuste linear, enquanto outros servidores municipais tiveram. Então, as perdas para esses servidores da saúde são maiores".

Resultados

Ao final do encontro com os dois sindicatos saiu o indicativo de um nova reunião com a participação da Secretaria Municipal de Finanças e Secretaria de Orçamento e Gestão. As categorias pediram que nesta ocasião  a Prefeitura de Aracaju apresente estudo sobre a viabilidade ou não do reajuste pleiteado. Por fim, as categorias também solicitaram que seja feito um informativo pela SMS sobre a implantação do ponto eletrônico e suas peculiaridades, uma medida da Prefeitura da Aracaju que atende uma determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE).