Com redução de despesas, Edvaldo prova que é um bom gestor, diz Jackson Barreto

Agência Aracaju de Notícias
31/07/2017 21h05

O governador Jackson Barreto elogiou o trabalho que o prefeito Edvaldo Nogueira tem realizado em Aracaju. Em encontro, no Palácio de Veraneio, na tarde desta segunda-feira (31), o governador destacou o excelente desempenho da capital sergipana na diminuição de gastos. De acordo com o jornal Valor Econômico, a partir de um levantamento feito pela Secretaria do Tesouro Nacional, Aracaju é a primeira capital do Nordeste e a terceira do Brasil em redução de despesas.

“Sempre acreditei em Edvaldo e em toda a sua equipe. Este dado do jornal Valor Econômico é a prova inconteste da boa administração do prefeito. Edvaldo ajusta as contas e reduz despesas, algo esperado para todo o começo de administração”, afirmou Jackson.

Para ele, os resultados da pesquisa são "uma resposta política para aqueles que preferem a crítica ao invés de observar os avanços obtidos". "Com trabalho e gestão responsável, Edvaldo mostra que as coisas estão dando certo”, destacou ele, frisando como ações positivas, no campo econômico, da atual gestão municipal o pagamento em dia do salário do servidor e o pagamento de quase R$ 200 milhões de reais das dívidas deixadas pelo prefeito anterior.

No encontro, os gestores trataram ainda sobre as administrações estadual e municipal, focando em Saúde e Inclusão Social. “Trocamos ideias de forma genérica nessas duas áreas que, com a Educação, são as mais importantes. Precisamos caminhar e trabalhar juntos nestas áreas, compromissos de Edvaldo e meu”, disse o governador.

Edvaldo agradeceu o reconhecimento do governador e reafirmou sua disposição em trabalhar, com austeridade na reconstrução de Aracaju. "Nós encontramos a administração de Aracaju no caos, numa situação muito difícil, pré-falimentar, com dívidas de R$ 540 milhões de curto prazo. Então, mediante muito esforço, decidimos reduzir, ao máximo, as nossas despesas. Com os pés no chão, desenvolvemos um trabalho de austeridade, que tem apresentado excelentes resultados", destacou.

A pesquisa

Em comparação com o primeiro semestre do ano passado, a atual gestão da prefeitura de Aracaju diminuiu em 11,7% as despesas, o que prova o seu compromisso com a busca do equilíbrio fiscal. O índice de Aracaju é bem superior à média nacional (aumento de 3,6%). O dado foi revelado em reportagem do jornal Valor Econômico, de circulação nacional, que baseou o seu levantamento nos relatórios fiscais de 21 capitais enviados à Secretaria do Tesouro Nacional. Em 12 delas, ou seja, na maioria, a despesa aumentou, havendo um desequilíbrio orçamentário que prejudicará ações de melhoria dessas cidades em um futuro não tão distante. Aracaju, por sua vez, fez a lição de casa.

A política de gestão financeira na capital sergipana atuou de forma a fazer com que, comparando o primeiro semestre de 2016 com o de 2017, a receita crescesse 4,52%, enquanto que as despesas caíram 11,76%. Os dados de Aracaju foram mais positivos do que a média nacional. Na avaliação das 21 capitais analisadas, houve uma variação de +3,6% nas despesas e de +2,02% nas receitas, em média. Isso significa que Aracaju, ao contrário da maioria das outras capitais, está conseguindo equilibrar suas contas em tempos de crise financeira acentuada em que o próprio Governo Federal apresentou o maior déficit registrado desde 1997.