Pesquisadora monitora estudo do HPV em Aracaju

Saúde
03/08/2017 14h02

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está participando, desde março, da pesquisa do Ministério da Saúde (MS) sobre o Estudo de Prevalência do HPV no Brasil, a chamada Pop Brasil. Esta semana a pesquisadora, Glaucia Fragoso Hohenberger, do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), que coordena a pesquisa para o MS, está em Aracaju para uma visita de monitoramento do estudo que vem sendo realizada em quatro unidades de saúde da capital para jovens de 16 a 25 anos.

Os enfermeiros das unidades básicas de saúde Carlos Hardmam, Onésimo Pinto, Augusto Franco e Celso Daniel foram capacitados por técnicos do Hospital Moinhos de Vento, que coordena a pesquisa no país. Desde o último dia 1º até esta quinta-feira, 3, a representante  do hospital gaúcho está avaliando a pesquisa nestas unidades. “Esta visita é para ver se o processo de trabalho está funcionando da forma como se preconiza e também para programar os próximos passos e a finalização do processo”, informou a pesquisadora Glaucia Fragoso Hohenberger.

A coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Cristiani Ludmila Borges, e a referência técnica do Programa IST/Aids e Hepatites Virais, Marília Uchôa, estão acompanhando as atividades do estudo em Aracaju. “Haverá uma intensificação maior da pesquisa na 2ª quinzena de agosto porque o prazo para a finalização é até meados de setembro. Então convidamos os homens e mulheres de 16 a 25 anos de idade para participarem. É só chegar na recepção de uma destas quatro unidades e dizer que quer participar da pesquisa Pop Brasil, que haverá um profissional treinado para atender”, explicou Cristiani Ludmila, acrescentando que mesmo os jovens que não moram na região das unidades podem ir e participar.

Para o enfermeiro da unidade Carlos Hardmam, José Magno Alves dos Santos, não há resistências dos jovens em fazer a pesquisa. “Dentro dos limites, já preenchemos muitos questionários. A maior dificuldade é a adesão da população jovem masculina”, enfatizou o enfermeiro.

Pesquisa

O objetivo é verificar a prevalência do HPV e seus tipos no Brasil e nas diferentes regiões do país, em homens e mulheres de 16 a 25 anos. Além disso, o estudo também pretende identificar fatores demográficos, socioeconômicos, comportamentais e regionais associados à infecção pelo HPV e seus tipos virais, em especial os tipos 6,11,16 e 18, cobertos pela vacina adotada pelo Programa Nacional de Imunizações.  

O Hospital Moinho de Ventos de Porto Alegre (RS) é um dos hospitais de excelência que participam do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS),  projeto dirigido ao fortalecimento do SUS. Os resultados do estudo devem ser divulgados em dezembro.