Comissão da Agenda Ambiental na Administração Pública é formada na Sema

Meio Ambiente
03/08/2017 15h30

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) reuniu seus servidores na manhã desta quinta-feira, 3, para dar início às práticas da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) e formar uma comissão para que todos possam contribuir para a melhoria da eficiência do órgão público, com menos gastos e menor impacto sobre o meio ambiente. A Sema adere há dois anos ao programa, instituído pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).
 
O objetivo da A3P é a redução de gastos dentro do órgão público, reduzindo a energia, gerando o mínimo de rejeitos e adquirindo produtos que causam menos danos ao meio ambiente. “Essa primeira reunião foi para que todos os interessados em compor a comissão se conheçam e entendam como funciona a A3P, assim como delimitar qual será o papel de cada um dos integrantes, compreender as suas funções e oficializar a comissão, que será publicada oficialmente através de portaria”, relata o secretário da Sema, Cesar Viana.
 
Funcionamento da comissão
 
A comissão da Sema para integrar a A3P é formada por um representante de cada setor do órgão, cujo objetivo é contribuir com críticas, ideias e sugestões para práticas eficientes de melhorias internas da Sema. Na oportunidade, o Analista Ambiental da secretaria, Cleverton Costa, foi eleito como o coordenador do programa.  
 
“Fico feliz em ter sido eleito como coordenador do programa A3P e presidir os seus trabalhos, atuando na responsabilidade socioambiental do setor público. Ele é um programa gerenciado nacionalmente pelo Ministério do Meio Ambiente, ao qual aderimos e temos um plano de trabalho para cumprir. Fizemos um diagnóstico e já temos um posicionamento sobre as nossas necessidades enquanto órgão, e iremos atuar de acordo com os eixos temáticos impostos pelo programa”, explica o coordenador da A3P, Cleverton Costa. 
 
Eixos Temáticos
 
O Ministério do Meio Ambiente estrutura o programa A3P em seis Eixos Temáticos prioritários fundamentados pela política dos 5 R's: Repensar, Reduzir, Reaproveitar, Reciclar e Recusar o consumo de produtos que gerem impactos socioambientais significativos, sendo eles: uso racional dos recursos naturais e bens públicos; gestão adequada dos resíduos gerados; qualidade de vida no ambiente de trabalho; sensibilização e capacitação dos servidores; compras públicas sustentáveis; construções sustentáveis.
 
Participação
 
O técnico ambiental, José Francisco, é lotado no Departamento de Controle Ambiental (DCA), e participou da primeira reunião para oficializar a comissão da A3P, garantindo que irá contribuir fazendo parte dela. 
 
“Irei integrar a comissão do programa A3P. O meu interesse é contribuir para melhorias no que se refere as práticas sustentáveis em nosso ambiente de trabalho. O Departamento de Controle Ambiental, setor de que faço parte, já vem reduzindo gastos, agindo de forma consciente, como a redução de impressão de papel, impressão de páginas coloridas somente quando realmente for necessário e o objetivo é não parar, mas sim contribuir cada vez mais”, declara.