Semict apresenta projeto “Barqueiros da Orla Por do Sol” no Mosqueiro

Indústria, Comércio e Turismo
14/08/2017 21h46

Visando dialogar com os profissionais que trabalham com embarcações na região da Orla Por do Sol e sensibilizá-los para a melhoria constante na recepção dos turistas que visitam o destino sul da capital, técnicos da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), em parceria com o Sebrae/SE, prestaram palestras de sensibilização para barqueiros da Associação Sergipana Proprietária de Embarcações e Transportes. O encontro aconteceu nesta segunda-feira, 14, na Escola Municipal do Ensino Fundamental Elias Montalvão, no povoado Mosqueiro, com a apresentação do projeto “Barqueiros da Orla Por do Sol” e uma palestra sobre associativismo.

Viviane Castro, integrante da equipe técnica da Semict, apresentou o projeto “Barqueiros da Orla Por do Sol” para os associados. Um projeto elaborado pela diretoria de turismo da secretaria e que dentre as ações prevê a confecção de logomarca que identifique a associação, uniforme para os barqueiros, placas para as embarcações e estudo do lançamento de um selo de certificação de qualidade de serviços.

Viviane também destacou a necessidade de qualificação dos barqueiros na recepção aos turistas que fazem a travessia Orla Por do Sol / Croa do Goré, uma oportunidade, segundo ela, “de fortalecimento do destino e geração de novos produtos turísticos”.

“Antes de viajar, o turista colhe informações sobre o lugar que escolheu como destino turístico, mas hoje ele não quer apenas chegar ao lugar, hoje ele quer viver experiências novas do local, através do que as pessoas que o recebe têm a oferecer”, disse ela, mostrando aos associados que a Croa do Goré é um produto turístico natural “com potencial para atrair novos visitantes, resultando em novos clientes” e convidou os associados a participarem do projeto através de capacitações que serão oferecidas pela secretaria. “É um momento de pegarmos esse barco e navegarmos juntos, pegar essa chance de oferecer uma atração a mais para os turistas”, concluiu.

Na sequência, Igor Coelho, consultor nacional do Sebrae,  falou sobre a necessidade de organização da atividade de embarcações por meio da palestra “Associativismo e a Cultura da Cooperação”,  exibindo vídeos  e princípios do associativismo. “Na gestão coletiva todos ganham e o que faz uma associação ser forte é a diversidade de experiência que cada associado tem a oferecer em benefício do coletivo. Pensem assim: sozinho eu vou mais rápido, mas juntos, vamos mais longe”, ensinou, sugerindo que os próprios associados façam a gestão da entidade, respondendo a um associado que pregou uma gestão compartilhada com a prefeitura. “Não faz sentido uma associação que é de vocês, receber a gestão de uma entidade de fora. Vocês são capazes de administrar a associação de vocês, dentro dos princípios da adesão livre e voluntária e de uma gestão democrática”, pregando que “o associativismo é uma forma de ganhar força para competir”.

Darlan de Melo Ferreira é proprietário de embarcação e atua na região há quatro anos. Ele considerou importante a sensibilização levada pela Semict e a expectativa de melhoria nos serviços prestados nas embarcações aos turistas.

Outro associado, Elias Bita dos Santos, informou que a associação tem 24 embarcações, todas autorizadas pela Marinha, fazendo a travessia da Orla Pôr do Sol para três destinos: Viral, Namorados e Croa do Goré, e comemorou o anúncio das capacitações, vendo no associativismo uma oportunidade de melhorar a oferta de serviços aos turistas.

Finalizando a tarde de sensibilização com os barqueiros, a diretora de turismo da Semict, Caroline Portugal, reforçou a iniciativa da secretaria na busca constante do diálogo com os profissionais do turismo, a parceria com o Sebrae e a presença maciça dos associados na reunião, mostrando que o projeto dá mostras, em seus primeiros passos, que trará bons resultados para o turismo e para os proprietários de embarcações na Orla Por do Sol. “Queremos que os nossos visitantes tenham experiências inesquecíveis em Aracaju e sabemos que para isso acontecer, o atendimento qualificado e padronizado de quem está na ponta é fundamental. Nosso objetivo é trabalhar em parceria com a associação e empresários que exploram aquele local, por isso iniciamos hoje um projeto que passa pela capacitação, padronização e qualificação do atendimento”, concluiu.