Eliane Aquino mantém compromisso e dialoga com trabalhadores da Assistência

Assistência Social e Cidadania
17/08/2017 16h30

A vice-prefeita e secretária municipal da Assistência Social de Aracaju, Eliane Aquino, se reuniu nesta quinta-feira, 17, com os coordenadores e gerentes da Proteção Social Especial. Mantendo compromisso firmado no início do mandato, o encontro teve como objetivo ouvir os trabalhadores dos equipamentos, colocando em pauta assuntos relacionados às condições de trabalho atuais e ao andamento dos serviços nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro Pop, Centro-Dia, Casas Lares e Abrigos. 

Um time em constante construção, que através do diálogo horizontal consegue manter um contato mais próximo com a administração. Segundo Eliane Aquino, é preciso valorizar a opinião e a vivência do trabalhador da assistência, a fim de que os acertos sejam mantidos e os conflitos solucionados.

“Já entramos no oitavo mês da nossa administração e eu vejo essa interlocução como extremamente necessária para o nosso alinhamento. Qualquer gestão que se preze tem que se colocar no lugar de escuta muitas vezes. Afinal, estas são as pessoas que estão na ponta atendendo diretamente a população. Não podemos e nem devemos tomar decisões sem entender o outro lado, e é por isso que precisamos manter esta atitude de nos reunirmos sempre que necessário, para fazer um balanço das ações e alinharmos as questões necessárias à contínua qualificação dos serviços prestados”, ponderou.

Uma gestão democrática, ouvindo todos os lados. Este é um processo que vai além da escuta, de acordo com o secretário adjunto, Valdiosmar Vieira. “É um processo de empoderamento. Historicamente se estabeleceu um vício completamente equivocado, onde somente quem está na sede da Prefeitura pode ser chamado de gestão, sem levar em conta as peculiaridades do território. Estamos fazendo o caminho inverso e mostrando que a construção coletiva é o melhor caminho para o usuário acolhido pela Assistência”, complementou 

Para a coordenadora da Casa Núbia Marques, Edna Nobre, a iniciativa está aprovada. “Eu penso que este debate serve não somente para conversarmos com a vice-prefeita e secretária Eliane Aquino, como também para trocar experiências com os nossos colegas e perceber que a atitude de um pode ser a solução para o problema do outro. A partir do que o novo comando da Prefeitura se propõe, espero que as relações se estreitem ainda mais e isso nos fortaleça”.