Festival de Brincantes fortalece as tradições locais

Cultura
18/08/2017 14h15

O colorido das vestes, a harmonia das vozes e a sincronia dos movimentos e da batucada dos tamancos são algumas das características dos brincantes que costumam chamar a atenção do público. Mas o que poucos sabem é que esses grupos lutam para manter essa tradição e passar, para gerações futuras, o legado dessas manifestações culturais. O Festival de Brincantes - que a Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), realiza nos dias 22 e 23 deste mês – é uma homenagem a quem mantém viva essa tradição.

A festa acontece dentro e fora do Centro Cultural de Aracaju, na praça General Valadão. Os grupos vão percorrer algumas ruas do Centro, em cortejos festivos, e se apresentarão numa arena em frente ao Centro Cultural. O festival vai mostrar as peculiaridades dessas manifestações culturais, defendendo a preservação de práticas e expressões populares que formam a identidade cultural do sergipano. “A Funcaju se soma a outros parceiros num evento que busca unificar e disseminar uma das manifestações culturais mais bonitas da cultura sergipana”, observa o presidente da fundação, Silvio Santos.

O Festival de Brincantes reunirá grupos de danças culturais de diversos municípios do estado, homenageando aqueles que se dedicam diariamente para não deixar que suas raízes e costumes se apaguem. Para Silvio Santos, as ações desenvolvidas pela Funcaju atendem às políticas culturais do prefeito Edvaldo Nogueira, cuja gestão se preocupa com a preservação das nossas manifestações culturais. “Dificilmente terá um sergipano que nunca se encantou com os Parafusos de Lagarto, com o reisado, a chegança, as caceteiras. Feliz daqueles que se deixaram levar pelas brincadeiras, pelo Samba de Coco do Mosqueiro, pela pujança do Mestre Euclides. Essas tradições, que são passadas de pai para filho, são importantes para conhecermos até mesmo a nossa origem”, explicou.

O Batalhão de Bacamarteiros de Carmópolis, que se apresentará no festival, é um dos mais antigos grupos de brincantes do estado. Atualmente é composto por aproximadamente 60 pessoas, que mostram em performances improvisadas, danças, música e tiros de bacamarte que chamam atenção por onde passa. De acordo com a coordenadora do grupo, Cicléia Oliveira, esse intercâmbio cultural idealizado pela Funcaju ajudará ainda mais na divulgação dessas manifestações.

“Receber o convite para participar do evento foi de uma alegria tremenda. Fiquei muito feliz em saber que ainda existem instituições culturais que se preocupam com os nossos grupos. Essa é uma forma principalmente dessas pessoas dialogarem umas com as outras e também conhecer um pouco da diversidade cultural existente no estado. Estamos muito felizes”, agradeceu.

Para os estudiosos da cultura popular brasileira, festivais de brincantes ajudam a preservar a tradição. De acordo com a pesquisadora - e umas das homenageadas no evento, Aglaé Fontes de Alencar, o festival será um grande encontro multiplicador de conhecimento. “Toda vez que a cultura popular é colocada em destaque para não somente ser vista, mas estudada, beneficiando as novas gerações com o conhecimento, é merecedor de aplausos. Com a diversidade tecnológica, por exemplo, a maioria dos jovens se encanta com tantas belezas proporcionadas e acaba esquecendo de conhecer as suas próprias raízes. Essa é uma grande oportunidade para os estudiosos e curiosos mergulharem nas riquezas do nosso estado. Toda equipe da Funcaju está de parabéns por essa idealização”.

O assessor especial da Secretaria de Estado Cultura (Secult), Irineu Fontes, disse que é importância o apoio ao evento que fortalece essas manifestações. “É importante fomentar a cultura popular sergipana, que é tão rica e também levar a população ao conhecimento através dessas ações. Só podemos fazer eventos deste porte, em tempos tão difíceis, com parcerias. Por isso, a Secult se junta à Funcaju e ao Fórum dos Secretários Municipais”, observou.

O evento

O Festival de Brincantes acontece nos dias 22 e 23 de agosto. O evento é uma realização da Funcaju em homenagem ao Dia do Folclore, comemorado no próximo dia 22. Com palestras, ações educativas, rodas de conversa, feirinha de cordéis, artesanato, comidas típicas, exposições, exibições de curtas e, principalmente, as apresentações dos brincantes da cultura popular, o festival será realizado na Praça General Valadão e no Centro Cultural de Aracaju. Além de Aglaé Fontes de Alencar, serão homenageados Fernando Lins e Beatriz Gois Dantas pelo conjunto de ações que valorizam e fortalecem os grupos de brincantes como manifestação cultural.

Cacumbi de Estância, Samba de Coco do Mosqueiro, Batalhões Bacamarteiros de Carmópolis, Batucadas Pisa Pólvora de Estância e muitos outros grupos dedicados à cultura e ao folclore se reunirão com o objetivo de disseminar os aspectos culturais e realizar uma grande festa. A programação nos dois dias será das 9h às 19h.