Empresa realiza processo seletivo com apoio da Fundat

Formação para o Trabalho
18/08/2017 13h56

O sistema de encaminhamento de mão de obra desenvolvido pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), através da Agência do Trabalhador, tem buscado ser um elo cada vez mais forte entre o cidadão que aspira uma oportunidade no mercado de trabalho e a empresa que necessita de profissionais qualificados. A prova disso é que a Fundação foi parceira durante o processo seletivo realizado por uma rede farmacêutica, por meio do curso de capacitação intitulado ‘Excelência no Atendimento e Técnicas de Vendas' (9h), ministrado pela especialista de Recursos Humanos (RH) da empresa, Edna do Nascimento. O treinamento aconteceu de 15 a 17 de agosto, no prédio da Estação Cidadania, situado na rua Pacatuba, nº 64, Centro.

De acordo com Edna, o recrutamento é realizado com o intuito de proporcionar um treinamento a nível profissional e capacitador, focando na política do atendimento humanizado seguida pela empresa. "Não queremos apenas contratar, queremos ir além e oferecer algo mais completo", diz a especialista. O processo abrange etapas dinâmicas com atividades interativas e visita técnica para que os candidatos comprovem na prática o que aprenderam na teoria.

Ainda segundo a especialista em Recursos Humanos, "nesta seleção, oferecemos vagas para balconista, operador de caixa e serviços gerais. Com certeza, os que forem ou não contratados saem com uma outra visão, conhecimento e postura, sentindo-se mais seguros na busca por um espaço no campo de trabalho. Ainda conseguimos captar vagas para a função de farmacêutico, fui muito bem recebida e pretendemos continuar cultivando esse relacionamento com a Fundação para as próximas oportunidades que tivermos em Aracaju".

De acordo com a diretora de Empreendedorismo e Cooperativismo da Fundat, Rosana Amaral, é extremamente satisfatório estar inserida em um processo tão significativo. "O nosso papel é ser uma ponte que una as duas pontas da empregabilidade: aqueles que desejam trabalhar e os que necessitam de profissionais preparados. Assim temos feito e, com isso, estamos colhendo importantes frutos", explica a diretora.

Para a coordenadora da Agência do Trabalhador, Sandra Bezerra, treinamentos feitos neste formato são interessantes porque, ao mesmo tempo oferece a possibilidade de concorrer a uma vaga de emprego e uma capacitação profissional. "Algumas pessoas, mesmo que já tenha trabalhado ou tido experiência com vendas, talvez nunca tenham passado por um processo de aprendizagem dessa forma", acrescenta a coordenadora.

Processo de seleção e capacitação

À procura de emprego, Fábio Bezerra, 22, sempre está atento às oportunidades disponibilizadas pela Fundat. Para ele, participar da seletiva capacita para novas entrevistas e oportunidades de trabalho. "Para mim foi algo muito bom porque enriquece o currículo, além de estarmos disputando uma vaga muito boa e interessante em uma área muito bacana, essa seletiva trouxe um diferencial que eu gostei bastante", conta Fábio.

Candidata à vaga de balconista, Vanessa da Silva, 34, ressalta o comprometimento da Fundat em avaliar cuidadosamente o currículo e encaminhar ao segmento correspondente ao perfil do cidadão. "Somos colocados exatamente na área que nos encaixamos", comenta Vanessa, que também elogiou o método de recrutamento da rede farmacêutica. "Gostei das dinâmicas e iniciativas em grupos. Foi uma oportunidade de sermos treinados e certificados para a nossa vida profissional", conclui.