Assistência Social inicia Pré-Conferências de Igualdade Racial

Assistência Social e Cidadania
18/08/2017 17h47

Teve início na tarde desta sexta-feira, 18, a primeira das cinco Pré-Conferências de Igualdade Racial que serão realizadas pela Prefeitura, por meio da Diretoria de Direitos Humanos da Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju. Os encontros fazem parte das discussões que antecedem a III Conferência Municipal de Igualdade Racial, que acontece no dia 29 de setembro, no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Vargas, localizada no bairro Siqueira Campos.

Seguindo o modelo de gestão participativa e democrática, o objetivo das discussões é atender a demandas específicas. “Aqui na Maloca, por exemplo, já sabemos que um dos maiores enfrentamentos deles é relativo ao incentivo das artes e manifestações culturais, que são muito presentes por se tratar de uma comunidade remanescente de quilombo. Também há um anseio da comunidade quando se trata do mercado de trabalho, principalmente para a juventude e para as mulheres”, destacou o coordenador de Promoção de Equidade da Assistência Social, Paulo Victor Melo.

Pamela Santos, representante do Coletivo Quilombo, sinalizou positivamente para a iniciativa da administração. Para ela, é urgente que o poder público escute mais a sociedade antes de executar as ações, respeitando as singularidades do povo negro. “A maior parte das pessoas que utiliza os serviços públicos é negra: desde o Cras [Centro de Referência da Assistência Social], até as escolas e postos de saúde, por exemplo. Por isso é tão importante que a gente faça um apanhado de tudo isso e traga para essas rodas de conversa”, ponderou.

Já para Luiz Bonfim, presidente da entidade Criliber Maloca, a luta por melhorias é fundamental. “Esse nosso papel, de forma organizada, é que acaba fazendo volume para que o poder público entenda quais as nossas reivindicações. A sociedade como um todo tem um déficit histórico com a população negra e precisamos mudar isso. Os dados de violência e abandono social de homens e mulheres negras é alarmante. Não somos todos iguais, não existe meritocracia quando o assunto é o racismo institucionalizado. Por isso este momento é tão ímpar e eu espero construir junto e fazer parte.”

Participaram da primeira Pré-Conferência representantes da Unegro, Coletivo Quilombo, Criliber Maloca, Casa das Áfricas, Movimento Organizado dos Trabalhadores Urbanos (Motu) e integrantes da comunidade da Maloca. A etapa Estadual da Pré-Conferência será realizada no dia 17 de novembro, em Aracaju. Já a etapa nacional ocorrerá entre os dias 27 e 30 de maio, em Brasília.