Fundat e Emsurb levam capacitação aos mercados

Formação para o Trabalho
21/08/2017 14h51

Levar ações de estímulo ao empreendedorismo por toda Aracaju tem sido uma das metas da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat). Uma dessas ações aconteceu na manhã desta segunda-feira, 21, no Mercado Thales Ferraz, com feirantes em uma palestra intitulada Melhore seu Negócio e Cative seu Cliente, em parceria com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). O encontro deu-se também em alusão ao Dia do Feirante, que é celebrado no próximo dia 25.

De acordo com o presidente da Fundat e da Emsurb, Luiz Roberto Santana, o objetivo é despertar nestes trabalhadores autônomos a vontade de aprimorar e estruturar corretamente o próprio negócio. "É importante investirmos nessa categoria e oferecer a ela as melhorias necessárias, afinal, todos saem ganhando: o feirante, que é um empreendedor nato, e o cliente. Acreditamos que essa é uma das formas de estimularmos o aumento a geração de renda em Aracaju", explica Luiz.

Para a diretora de Empreendedorismo e Cooperativismo, Rosana Amaral, é necessário desmitificar o termo empreendedor. "Muitas pessoas acham que empreendedor é o dono de grandes empresas. E não é. Empreender vai muito além disso. E precisamos que todos entendam que não tem bicho de sete cabeças. Os mercados concentram um número enorme de empreendedores e potenciais, por isso estivemos e estaremos sempre por lá. Queremos ir de ponta a ponta de Aracaju levando conhecimento", informa.

Na prática

Jorge Carlos de Melo tem 58 anos e há 42 trabalha no Mercado Municipal de Aracaju. Filho de camelô, ele começou a empreender desde muito cedo como engraxate e vendedor de picolé, além de ajudar nos negócios do pai. Hoje, o comerciante é dono de uma banca de artesanato no Mercado Thalles Ferraz e fez questão de participar da palestra, pois acredita que todas as dicas transmitidas serão muito úteis para o crescimento da sua atividade.

"Esse encontro é muito importante para quem quer crescer, seguir neste caminho e melhorar o seu comércio. Foi uma reunião muito válida. A Fundat e a Emsurb estão nota mil por este grande trabalho. Não quero perder nenhum, todos que tiver eu irei. Precisamos nos aprimorar, sermos mais comunicativos e conversar com o cliente. Tudo que eu tenho é graças a ele, que não está pedindo um favor. Quando ele chega eu coloco pra dentro da banca e, se ele não comprar na hora, vai comprar depois", acrescenta o autônomo.

Encontro com Empreendedores

No próximo dia 25, 8h, na Associação dos Moradores e Amigos do Conjunto Santa Tereza, acontecerá o I Encontro de Empreendedores, uma rodada de negócios na comunidade com o foco principal para microempreendedores locais. O intuito é percorrer toda Aracaju com ações assim. Participarão da iniciativa somente empreendedores formais e informais, assim como feirantes e ambulantes da comunidade, e a ação conta com o apoio de parceiros como o Banco do Estado de Sergipe (Banese) e Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Essa busca ativa nos bairros possibilita uma maior assertividade no fomento do empreendedorismo, um dos principais objetivos da atual gestão.