Prefeitura de Aracaju mantém atenção às áreas de risco após o grande volume de chuvas

Defesa Social e Cidadania
08/09/2017 19h11

Em reunião promovida na manhã desta sexta-feira, 8, a prefeita em exercício de Aracaju, Eliane Aquino, avaliou as estratégias adotadas para minimizar os efeitos das fortes chuvas que ocorreram na capital. Apesar da previsão de diminuição dos índices pluviométricos até a próxima terça-feira, 12, o monitoramento permanece intenso e as ações preventivas continuam sendo desempenhadas de forma estratégica e contínua.

A prefeita em exercício destacou a eficácia do trabalho desenvolvido pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), desde o primeiro semestre, quando as chuvas ocorridas durante o mês de maio provocaram grandes transtornos aos aracajuanos. "Sem esse trabalho nós teríamos sofrido com  problemas muito maiores. Ainda teremos muito trabalho pela frente, mas, principalmente com a parceria e conscientização da população em relação aos prejuízos causados pelo descarte irregular do lixo, alcançaremos um resultado extremamente importante.", avaliou Eliane Aquino.

Também foram mencionados pela prefeita em exercício de Aracaju os esforços empreendidos na busca de alternativas que visam minimizar os transtornos ocasionados pelas chuvas em áreas como a Euclides Figueiredo e o Largo da Aparecida. "A solução para esses pontos não é imediata, mas estamos trabalhando para diminuir os efeitos negativos em ocasiões de chuva".

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luis Fernando  Almeida,  destaca que as áreas de risco continuam sendo alvo de atenção por parte das equipes da Defesa Civil de Aracaju. "Vamos continuar monitorando. É importante que a população também esteja atenta e disque para o número de emergência da Defesa Civil, 199,  a qualquer sinal de enchente ou alteração estrutural. Nós estaremos a postos para adotar as providências necessárias", alertou.

Além disso, o secretário da Defesa Social destacou que a tendência para esta sexta-feira, 8, e para o sábado, 9, é de que haja uma subida da água nas ruas do Largo da Aparecida, porém sem risco de invadir as casas. "É uma área que fica em nível mais baixo. Acreditamos que daqui até a quarta-feira, diante da diminuição das chuvas e a maré mais baixa, nós teremos a solução, no momento, para esses problemas, não gerando mais transbordos em locais como o Largo da Aparecida e o JK. Essa conjunção nos é favorável", avaliou.

Para o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, o resultado das ações efetivadas até o momento é positivo, especialmente  se comparado com a situação vivenciada durante o primeiro semestre.  "As ações conjuntas promovidas pela prefeitura através das secretarias se mostraram eficazes diante do volume de chuvas que caiu na cidade e das marés altas. Evitamos que alagamentos importunassem as pessoas. A partir de agora, é continuar monitorando. Sabemos que as marés ainda estão altas e que existem alguns pontos críticos que precisam ser monitorados. Foi justamente isso que alinhamos na reunião de hoje,  para que continuemos com esse trabalho intenso e, assim, possamos evitar que a população sofra  transtornos.

O presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, que também participou da reunião, ressalta os resultados alcançados através do trabalho integrado. "Isso faz com que nós saibamos onde poderá ocorrer algum tipo de problema, o que nos auxilia a realizar um trabalho preventivo. O que estamos verificando é que já está chegando o fim da estação chuvosa. Esperamos  que, de agora em diante, realizemos apenas o trabalho preventivo para, assim, nos prepararmos melhor para o ano que vem", declarou.