Infraestrutura: Emurb beneficia 400 ruas por mês

Obras e Urbanização
15/09/2017 10h50

Entre os indicadores que mensuram a qualidade de vida de uma cidade estão os investimentos e a execução de políticas públicas com foco no saneamento básico, democratização de espaços de vivências coletivas, acessibilidade e mobilidade, iluminação pública de qualidade e outros pontos necessários à infraestrutura de um centro urbano. Tudo isto deve ter a marca do gestor e a participação dos cidadãos, e é esta filosofia adotada neste novo momento porque passa a Prefeitura de Aracaju.

A pasta da Infraestrutura é um exemplo deste modelo em vigor desde janeiro deste ano. Através de canais de comunicação e atendimentos diários, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) já registrou este até agora em torno de 1.700 solicitações para a drenagem, pavimentação e terraplenagem e limpeza de fossa, chegando atender 30 bairros e em média 400 ruas por mês.

Quando as demandas dizem respeito à iluminação há um salto quantitativo bem acima dos registrados em anos anteriores. Para se ter uma ideia, até agosto foram substituídas mais de 15.200 lâmpadas em toda a cidade, corrigindo o deficit encontrado no parque de iluminação com mais de três mil pontos com problemas. As demandas de iluminação podem ser apresentadas pelo telefone 0800 642 4343. Já para implantação dos conjuntos de iluminadores (braço, luminária, lâmpada e célula fotoelétrica) em locais que ainda não possuem iluminação pública, basta ligar para o telefone 3179-1619.

Para o adequado uso e ocupação do solo, bem como o cumprimento à legislação urbanística que determina e estabelece limites às ações que interferem no espaço urbano, o Departamento de Fiscalização já fez mais de 800 autuações, notificações e multas em empreendimentos com alguma irregularidade, impediu a invasão de área pública evitou criação de loteamentos irregulares. Qualquer cidadão pode denunciar o descumprimento das leis, bastando ligar para 3179-1632, sendo assegurado o anonimato.

Protagonismo dos aracajuanos

De acordo com Sérgio Ferrari, presidente da empresa municipal, a participação popular é fundamental e existe uma boa vontade da gestão em ouvir, registrar e atender as solicitações. "Fazemos questão de divulgar ao máximo as formas que os aracajuanos têm para entrar em contato com a Emurb, pois isto sempre foi uma marca no governo liderado por Edvaldo Nogueira: a participação popular. Por outro lado, os índices registrados sobre os serviços oferecidos estão dentro do esperado e a medida que a economia possibilite, poderão aumentar", revela Ferrari, destacando ainda que neste segundo semestre haverá importantes medidas urbanizadoras executadas pela Prefeitura de Aracaju.

Atendimento

Existem canais de comunicação para solicitar os cerca de 15 serviços oferecidos pela Diretoria de Operações, podendo entrar em contato com a Assessoria de Comunicação por meio do telefone 3179-1619. Outra forma de interagir com a Administração Municipal é através do e-mail comunica.emurb@aracaju.se.gov.br ou por meio dos perfis nas redes sociais no Twitter (@emurb) e no Facebook (www.facebook.com/Emurb).