Meio Ambiente é tema da 1ª Mostra de Ciências da Escola Municipal Neuzice Barreto

Educação
22/09/2017 13h40

Em clima de alegria, os pequenos estudantes da Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Professora Neuzice Barreto, mantida pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), apresentaram nesta sexta-feira, 22, a 1ª Mostra de Ciências. Crianças de três a cinco anos exibiram tudo o que aprenderam e desenvolveram durante o processo de preparação da Mostra, que teve como tema "Meio Ambiente". O evento, que aconteceu na Emei Neuzice Barreto, também contou com a parceria de pais, alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor José Antônio da Costa Melo, que se engajaram na empreitada para a realização do evento. 

A equipe diretiva dividiu as atividades em três subtemas: reciclagem, coleta seletiva e água. Cada turma ficou responsável por uma atividade e, de acordo com a diretora da instituição, Jolinda Teles dos Santos, o objetivo é desenvolver nas crianças da educação infantil o interesse, a responsabilidade e a curiosidade para esses assuntos que envolvem a ciência.

“Escolhemos o meio ambiente para conscientizar as crianças para preservação da natureza, a ter cuidado com a água, com o ambiente natural e a importância da reciclagem para o planeta. A educação infantil é a primeira etapa da educação básica, é nessa fase que o desenvolvimento das crianças são estimulados, pegamos essa relevância para realizar esse projeto e mostrar para todos que a educação infantil também realiza mostra de ciência. Acho que vai ser um incentivo para outras instituições”, aponta Jolinda.

A professora da turma de cinco anos, Juciene de Jesus Freire Alves, considerou a mostra de suma importância para que as crianças aprendam desde pequenas sobre o meio ambiente e as consequências que teremos se não preservarmos. “Fizemos um trabalho que ensina às crianças a importância da preservação da nossa natureza e do nosso ecossistema, que são essenciais para nossa sobrevivência. Muito bom ver o resultado do nosso esforço e fico feliz em saber que foi muito positivo, percebemos que eles aprenderam e gostaram bastante”, afirma.

Cada turma ficou com uma atividade, que foi desenvolvidos em sala de aula. Na turma de Otávio Xavier dos Santos, de apenas seis anos, foi desenvolvido brinquedos com materiais recicláveis. “Eu construí vários brinquedos com garrafas, cabos de vassoura e tampinhas de refrigerante. Aprendi que podemos pegar lixo e transformar em brinquedos e isso foi muito legal”, conta Otávio, entusiasmado.

Para Rosicleide Félix da Silva, mãe de João Miguel, de três anos, a escola sempre surpreende com os projetos que são realizados. “A Emei Neuzice Barreto está de parabéns, sempre surpreendendo os pais. Todos são maravilhosos e tratam meu filho muito bem, fico tranquila por saber que ele está aprendendo a ser um bom cidadão. Sempre acompanho meu filho nas atividades que a escola realiza, acho importante a participação da família no âmbito escolar e a escola preza muito esse contato”, revela.