Alunos da rede municipal passam por exames oftalmológicos e receberão óculos

Educação
03/10/2017 19h56

Para proporcionar maior qualidade na saúde ocular e auxiliar no desempenho dos estudantes, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Laonte Gama, localizada no bairro Santa Maria, se uniu ao projeto Diniz Social - uma iniciativa da Ótica Diniz, com apoio do Hospital de Olhos de Sergipe (HOS). A Escola recebeu, na manhã desta terça-feira, 3, o doutor Celso Dias, que realizou exames oftalmológicos em 54 alunos. Os alunos que tiveram necessidade, receberão doação de óculos de graus das Óticas Diniz.

Qualquer falha na saúde oftalmológica prejudica a criança em vários âmbitos, principalmente no aprendizado. Por isso, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) desenvolve constantes ações a favor da saúde e bem estar dos estudantes, sejam elas a partir do Programa Saúde na Escola (PSE), realizado em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) ou com órgãos, instituições e projetos como este. Para a diretora adjunta da Emef, Claudia Vanessa, o projeto é bem recebido por cuidar da saúde dos alunos, já que muitos vivem uma situação financeira difícil. 

“É uma parceria entre escola, hospital e empresa muito importante porque oferece a muitas crianças e pré-adolescentes estudantes a oportunidade de cuidar de sua saúde e, como consequência, ajuda no desenvolvimento de seu aprendizado. Muitas famílias não têm condições de pagar consultas de forma corriqueira, para prevenir e tratar problemas. E eu fico muito feliz em poder receber essas pessoas para tratar dos nossos alunos’’, afirma a diretora adjunta.

Entre os alunos que foram atendidos nessa terça-feira, em oito deles foi detectadas as possibilidades de existir algum tipo de alteração que pode ser resolvido com o uso de óculos. Estes irão para a segunda etapa de exames, realizada no Hospital de Olhos, e lá será feito um diagnóstico de forma mais detalhada. Na quarta feira, 4, a Escola receberá novamente a equipe da Diniz Social para realização da triagem nos alunos que não fizeram o exame na terça. No dia 28 de outubro haverá a entrega dos óculos doados pela Ótica. 

Segundo o doutor Celso, felizmente não houve nenhum caso grave durante as consultas. O médico conta que faz parte do Curso de Especialização em Oftalmologia do Hospital e atender estes alunos está sendo uma experiência bastante positiva. “É uma oportunidade muito boa para todos, gratificante. Eu aprendi muito e posso dizer que é uma troca. A gente que está se especializando na área aprende ajudando os estudantes, e eles são ajudados pela gente e por este projeto", relata o oftalmologista.