Semed investe na capacitação dos servidores

Educação
03/10/2017 21h10

Uma tarde de partilhas e de construção de espaços coletivos. Foi assim que mais de 40 servidores da Secretaria Municipal da Educação (Semed), diretamente envolvidos com a Educação Básica, realizaram a capacitação em Gestão Compartilhada. A condução foi do professor mestre Dagoberto Machado, pesquisador da área de “Educação e Saúde”, com um vasta experiência de trabalho em gestão pública, com o apoio da técnica da Assessoria de Planejamento da Semed, Karina Cunha.

A secretária Maria Cecília Leite participou da capacitação e foi ela que deu o tom da reunião. “Eu considero esse momento de capacitação em gestão compartilhada um marco na vida de cada um de nós aqui presentes. A gente precisa dar sentido ao nosso fazer na Educação e dar sentido a esse fazer é a partir do diálogo, do estar junto. Dar sentido às práticas diárias de gestão na Educação é o que vai nos garantir alcançar o nosso maior objetivo que é garantir a aprendizagem de mais de 32 mil alunos da rede municipal de ensino”, destacou a secretária.

O facilitador da palestra, Dagoberto Machado, antes de começar a falar pediu que os presentes se organizassem em uma grande roda. Ele começou a sua fala recitando uma poesia de Viviane Mosé chamada “A palavra não sabe o que diz”. Nela a autora discorre sobre o poder palavra, do que é dito e do que não é dito.

“A palavra é uma roupa que a gente veste. Uns usam palavras curtas, outros usam roupas em excesso...existem os que jogam palavras fora, pior são os que usam em desalinho, uns usam palavras caras, outros ostentam palavras raras (...) Tem os que se ajeitam bem com poucas peças, outros se enrolam em vocabulário de muitas, tem gente que estraga tudo que usa... e você? Quais palavras você veste?”, diz um trecho do poema.

Foi Valéria de Souza Rezende técnica da Semed vinculada à Educação Infantil que pediu primeiro a palavra. “Eu estive desmotivada na gestão passada, mas eu recebi o convite de trabalhar na Educação Infantil nessa gestão e fui de coração aberto, fui estudar para dar o meu melhor e eu me arrepiei quando ouvi o professor declamando essa poesia, pois estou vendo aqui, verdadeiramente, um espaço de partilhas, um espaço no qual podemos trazer a nossa palavra, as nossas experiências e isso nos valoriza e nos enriquece enquanto profissionais”, analisou a psicopedagoga.

Já Leila Cardoso se sentiu à vontade para falar pela primeira vez em grupo grande de colegas o que ela pensa sobre a gestão das escolas. “Eu estou gostando e me identificando muito com esse espaço de partilha, pois eu voltei para a escola porque a escola é vida, a escola é a grande roda, é a escola que me motiva a ensaiar o teatro dos idosos que muda a vida de tantas pessoas na terceira idade e é tão bom trazer essa minha experiência, é tão bom saber e sentir que somos humanos, que sentimos dores e alegrias, mas que temos um objetivo em comum que é fazer o melhor pela nossa Educação”, acrescentou Leila.

Taisa de Aragão, técnica da Diretoria de Educação Básica, fez questão de falar olhando nos olhos da secretária da Educação. “Professora, quando a senhora fala eu sinto pulsar em você essa potência de compromisso com a nossa Educação e isso pulsa em cada um dos presentes nessa reunião na tarde de hoje. Eu também me emocionei, pois eu acho esse momento extremamente importante para redescobrirmos as nossas potencialidades, para voltarmos a acreditar no colega que trabalha do nosso lado. Talvez as ferramentas de apoio institucional não funcionem se eu não achar que o outro tem algo a me dizer, e todos nós aqui estamos redescobrindo isso”, opinou a técnica.

A secretária da Educação, Maria Cecília Leite garantiu que esse é só um início de uma série de capacitações que estão sendo pensadas e colocadas em prática para o corpo de servidores da Semed.