Sábado de atividades envolve Emef Florentino Menezes e famílias da Zona de Expansão

Educação
07/10/2017 18h50

Este sábado, 7, certamente vai ficar na memória dos estudantes, famílias e toda a equipe da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Florentino Menezes, localizada na comunidade Areia Branca. Isso porque foi dado um passo para o envolvimento da comunidade local com a rotina escolar. Os sorrisos largos, os olhos brilhando dos estudantes não escondiam a satisfação em ver sua escola se transformar em um espaço de confraternização.

Bingo, roda de capoeira, apresentação do grupo maculelê, feita por integrantes da comunidade local. Teve, também, muita música com trio pé de serra formado por estudante, professor e secretário da escola.  Também foi realizado concurso de música e muitas brincadeiras interativas fizeram deste sábado um momento marcante. Uma iniciativa que pretende criar o sentimento de pertencimento, responsabilidade e zelo entre toda a comunidade.

Sérgio dos Santos é pai de uma estudante e ele conta que ficou surpreso com a organização do evento e trabalho em equipe. "É uma oportunidade de estarmos perto de nossos filhos no ambiente em que eles tanto aprendem e se desenvolvem. Aqui, em tom de brincadeira, a gente acaba se envolvendo e se sensibilizando com todo o esforço que a equipe da escola faz e isso chama a gente para a responsabilidade de não apenas observar, mas querer participar da rotina escolar e sentir orgulho de tudo o que é feito pelas nossas crianças", relata.

Lidiane Lima é aluna da Florentino Menezes. Para ela, ver a comunidade toda envolvida emociona. "Eu estou muito feliz em ver todos aqui participando. Essa é nossa segunda casa e é muito bom que nossas famílias dialoguem entre si e também faça isso com professores e toda a equipe da escola. Hoje, teve muitas atividades divertidas e fizemos muitas coisas juntos. Conheci os pais de meus amigos, brincamos juntos e foi bom demais", conta.

União

A diretora da Emef Florentino Menezes, Geane dos Santos,  revela que a iniciativa surgiu com o objetivo inicial de realizar um bingo beneficente com os pais dos estudantes para arrecadar fundos e, na próxima quarta- feira, promover uma festa em comemoração ao Dia das Crianças homenageando os estudantes da unidade de ensino. 

" A intenção era fazer um encontro para arrecadar dinheiro para que nossas crianças ganhassem uma festa como elas merecem e ficamos surpresos com o comprometimento das famílias. Toda a equipe da escola ficou tocada e animada, isso demonstra que estamos no caminho certo. Foi um dia de muita união e com certeza estamos dando passos importantes que fazem a diferença na vida dos estudantes e de toda a comunidade", contextualiza.

A professora Suzana Macedo reitera o que disse a diretora e acrescenta que o encontro faz com que os pais se envolvam com a escola. "É um momento muito importante em que os pais entendem a importância de estar presente e de participar da vida de seus filhos bem ativamente. Trazer nossa comunidade para dentro da escola é emocionante porque somos um só e é por nossas crianças que fazemos tudo", complementa.