Assistência realiza gincana interativa com crianças do bairro Santo Antônio

Assistência Social e Cidadania
10/10/2017 17h29

"Toda vez que a tristeza balança, o menino me dá a mão". O verso da música "Bola de Meia, Bola de Gude", de Milton Nascimento, demonstra que as crianças têm o poder de transformar tudo ao redor em brincadeira. Para que através dos jogos lúdicos os vínculos com a comunidade sejam fortalecidos, o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Pedro Averan, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, realizou a "Gincana da Semana das Crianças", nesta terça-feira, 10, no Parque da Cidade.

O Cras Pedro Averan fica localizado no bairro Santo Antônio e um dos meios que o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) trabalha é a ocupação dos espaços públicos. Dessa forma, é possível que as crianças se familiarizem com o território onde moram. Segundo Carla Santos, coordenadora do Cras Pedro Averan, esse tipo de ação já é comum na rotina do Cras. "Nós sabemos da importância que a atividade lúdica tem dentro do serviço. Hoje, infelizmente, as pessoas estão cada vez mais isoladas pelo mau uso da tecnologia e essas brincadeiras vêm para promover a integração. Estamos aqui com cerca de 20 crianças e adolescentes, uma parte que frequenta o Cras pela manhã e a outra que está conosco à tarde. Nesse momento é como se não existisse uma divisão de turnos, estão todos brincando e se divertindo. Nós buscamos sempre atuar nesse sentido e pretendemos aumentar a periodicidade dessas ações".

Adriana dos Santos é assistente social e técnica de referência do Cras Pedro Averan. Para ela, acompanhar a evolução das crianças que chegam ao Cras é muito gratificante. "Existem algumas carinhas que nós conhecemos e lembramos o quanto eram retraídos nos primeiros encontros. Com o passar do tempo e por conta também do trabalho que é feito na autoestima de cada indivíduo, nós podemos perceber uma grande diferença na atitude deles, que estão mais seguros e participam das atividades com alegria. Esses resultados também são percebidos pelos próprios pais das crianças, que nos procuram para relatar a melhora deles em todos os aspectos".

Michael Oliveira tem 12 anos e frequenta o Cras desde os sete. Ele não parou um segundo sequer durante a gincana. "É muito legal brincar assim, porque é uma forma que eu tenho de me divertir, passar o tempo, esquecer dos problemas e conhecer mais gente. Fiz amigos desde que comecei a ir para o Cras e isso é muito massa".