Defesa Civil de Aracaju apresenta Plano de Evacuação da Zona de Expansão

Defesa Social e Cidadania
10/10/2017 18h25

Um dos pilares de atuação da Defesa Civil de Aracaju é a prevenção de riscos. Foi com esse objetivo que o órgão operativo da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) realizou, na manhã desta terça-feira, 10, um workshop para a apresentação do Plano de Evacuação da Comunidade da Zona de Expansão (PEC/AIZEA). Durante o evento, foi lançado, também, um vídeo institucional que apresenta as informações do PEC de maneira lúdica e acessível.

Desenvolvido em parceria com a Petrobras e a Nacional Gás, o PEC/AIZEA consiste na esquematização das medidas de segurança que devem ser adotadas pela população em caso de incidentes que possam ocorrer nos polos industriais das empresas localizadas na região. De acordo com o capitão Sílvio Prado, coordenador geral da Defesa Civil de Aracaju, o PEC diz respeito à padronização de procedimentos que devem ser adotados tanto pelas comunidades próximas às áreas de risco, quanto pelos órgãos envolvidos na evacuação.

"A função desse workshop é justamente disseminar essas informações tanto para a sociedade quanto para os órgãos. A principal forma de divulgação é o vídeo institucional, por meio do qual a informação é passada de maneira a não causar pânico. A linguagem foi pensada de maneira que até mesmo uma criança possa compreender o conteúdo. Esse vídeo será divulgado através das redes sociais justamente com o objetivo de fazer com a informação se torne o mais acessível possível", destacou o coordenador. 

A representante do Núcleo de Defesa Civil da Comunidade (NUDEC) da Zona de Expansão de Aracaju, Karina Drummond, avalia que o PEC é de grande importância para a criação de uma cultura da prevenção. "É importante que a  população se sinta preparada para que, havendo necessidade de evacuação, os procedimentos sejam executados com segurança", destacou.

Durante o evento o gerente geral da Unidade Operacional da Petrobras Sergipe/Alagoas, Paulo Marinho de Paiva Neto, destacou o caráter preventivo das ações. "Estamos em uma área industrial. Trabalhamos com produtos perigosos, o que  não significa que vá ocorrer incidentes. Mas, caso haja algum tipo de ocorrência, todas as ações de contingencia são realizadas envolvendo toda a comunidade", ressaltou.

Na ocasião autoridades envolvidas na construção do PEC e incentivadores do processo de prevenção foram homenageados. Já durante a tarde, foi realizado um simulado de mesa, juntamente com os órgãos que devem auxiliar a população durante uma possível evacuação. Os representantes discutiram e planejaram as atividades de cada órgão no momento de uma evacuação.

O secretário da Defesa Social e Cidadania, Luis Fernando Almeida, esteve no evento representando o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira. Na ocasião também estiveram entre os participantes o coronel José Erivaldo Mendes, comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Estado de Sergipe; o coronel Gilfran Mateus, ex-coordenador da Defesa Civil Municipal e atual Subcomandante Geral do Corpo de Bombeiros do Estado de Sergipe; Alexandre José Alves Silva; Mônica Maria Hardman, promotora do Ministério Público Federal de Sergipe, além de outras autoridades convidadas.