Número emergencial 199 da Defesa Civil de Aracaju completa seis meses em funcionamento

Defesa Social e Cidadania
18/10/2017 11h23

A aproximação entre os serviços prestados pela Prefeitura de Aracaju e a população tem sido intensificada, inclusive, por meio das ações realizadas através da Secretaria Municipal da Defesa Social (Semdec). Prova disto é a atividade desempenhada pela Defesa Civil de Aracaju em atendimento às ocorrências registradas através do telefone emergencial 199, que em parceria com a Guarda Municipal, desde abril deste ano, vem somando resultados positivos em relação às demandas apresentadas pelos cidadãos.

Desde que foi implantado, o número emergencial soma o atendimento a mais de 200 ocorrências, a maioria delas relacionadas com risco de desabamento. O engenheiro e coordenador geral da Defesa Civil de Aracaju, capitão Silvio Prado, explica que, até então, Aracaju era uma das poucas capitais do país que não ofereciam o número emergencial. "Hoje temos um atendimento 24 horas, que facilita o acesso das pessoas ao serviço da Defesa Civil e que diminui o tempo resposta, pois o cidadão faz o contato no momento da situação de risco", ressalta.

O primeiro contato do público solicitante com o serviço ocorre através da Guarda Municipal de Aracaju, que atende aos telefonemas e imediatamente aciona a Defesa Civil. Para estarem aptos ao trabalho de registro das ocorrências, os guardiões receberam um treinamento específico, com foco nos termos técnicos da Defesa Civil, a fim de realizar uma definição prévia dos indícios dos riscos existentes.  

A princípio, o solicitante fornecerá seus dados de identificação, telefone para contato além de alguns dados básicos sobre a situação que pode estar oferecendo o risco. A partir das informações coletadas, o registro da ocorrência é efetivado. Em seguida, a Defesa Civil entra em contato com o solicitante para marcar a vistoria.

Durante a avaliação, caso a equipe técnica identifique que se trata de um problema do campo de atuação da Defesa Civil, um relatório técnico é elaborado indicando as medidas que devem ser adotadas para a restauração do imóvel, se possível. Caso se trate de uma ação de risco extremo e a família precise se retirar de casa, os moradores serão  encaminhados para o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) mais próximo, onde a serão devidamente acolhidos.  

Quando o problema está fora da área de atuação da Defesa, a equipe realiza um registro fotográfico da situação e encaminha para o órgão responsável.

A dona de casa, Ângela da Silva Santos, reside no bairro Santos Dumont há 18 anos. Ao ligar para o 199, informou a situação de rachaduras em suas paredes. "Temos um problema com a parede da casa vizinha. É a segunda vez que preciso fazer uso do serviço e a equipe sempre comparecem prontamente, nunca tive nenhum problema. Se tem um órgão público que eu estou satisfeita é esse", conta dona Ângela.

Além disso, a dona de casa comemora o fato de a ligação poder ser realizada gratuitamente. "Nem sempre nós temos o crédito para ligar, ou acontece de mudar o número do telefone fixo e a gente fica sem saber como conseguir solicitar o serviço novamente. Então, esse número emergencial é muito importante", acrescenta.