CAPS AD Primavera celebra Semana da Consciência Negra

Saúde
22/11/2017 18h51

Em virtude do Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado na última segunda-feira, 20, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) AD Primavera, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), vem realizando durante esta semana intervenções culturais, rodas de conversa e oficinas sobre o tema com os usuários que fazem uso dos serviços prestado na unidade. Nesta quarta-feira, 22, foi realizada, durante a oficina de música, uma apresentação teatral com o ator Clênio Leite, do Grupo História em Cena, Coletivo de Teatro Negro, sobre todas as questões que envolvem o racismo.

Segundo o coordenador do CAPS AD Primavera, Felipe Pereira de Oliveira, a unidade de saúde elaborou um extenso cronograma de atividades relacionadas a este assunto para todos os dias da semana. “Como estamos celebrando a Semana da Consciência Negra, a nossa equipe resolver fazer atividades ligadas a este tema de forma transversal, ou seja, associadas às atividades normais”, informou.

Felipe acrescentou ainda que na última terça, 21, houve uma roda de capoeira, com uma aula para explicar como esta expressão cultural foi criada pelos negros no Brasil. “Além disso, durante a terapia ocupacional e o momento de espiritualidade de ontem, foram abordados mais temas sobre os problemas ocasionados pelo racismo. Hoje à tarde tivemos também tivemos uma apresentação com dança afro, e na sexta-feira, 24, encerraremos as atividades com a oficina de musicalidade”, complementou.

De acordo com o ator Clênio Leite, é importante divulgar a cultura negra através de manifestações culturais. “Resolvi encenar minha atuação com um trecho de um poema de Gê Oliveira, dramaturgo baiano, que lembra do colo da avó; das comidas feitas por ela; sobre o cabelo do negro; o uso de turbante; a cor vermelha na nossa cultura, e as religiões de matrizes africanas. Enfim, como aqui há muitos negros, quis remeter à infância das pessoas e os seus costumes, porque é uma questão de identidade”, afirmou o ator, que também está fazendo o curso de técnico de enfermagem e ainda não passou pelo estágio de saúde mental. “Por isso, para mim, no dia de hoje já pude ter um aprendizado enriquecedor através deste contato com os usuários do CAPS”, concluiu.

Para o usuário do CAPS AD, Franklin da Silva, a intervenção artística foi muito proveitosa. “Eu sempre participo de tudo o que eles nos ofertam aqui. Desta semana estou gostando ainda mais, porque estão falando da nossa cultura africana, da nossa raiz”, enfatizou.