Emef Alencar Cardoso é premiada como escola destaque no incentivo à leitura

Agência Aracaju de Notícias
13/12/2017 15h11

Ao caminhar pelos corredores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alencar Cardoso, no bairro José Conrado de Araújo, é possível notar que a paixão pela leitura é uma característica marcante dos alunos. Os livros fazem parte diretamente da rotina dos estudantes, dos mais novos aos mais velhos, e o empenho da direção e coordenação em tornar a leitura uma realidade na escola foi reconhecido mais uma vez.

A Emef recebeu, na última segunda-feira, 11, o prêmio de Escola Destaque no Incentivo à Leitura. A premiação é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), através Biblioteca Pública Infantil de Sergipe, e entre os premiados estão crianças e instituições que mais frequentaram e participaram de atividades na biblioteca no ano de 2017.

Com diversos projetos durante todo o ano, a escola respira leitura. Um dia por semana, as turmas vão até a biblioteca, escolhem um livro e tem 50 minutos para viajar no mundo da leitura. Todos os livros são apresentados aos pequenos leitores, que sempre conhecem os autores e ilustradores das obras. A diretora da instituição, Cris Souza, que é membro da Academia Sergipana de Letras, acredita que a premiação é fruto de muito esforço.

"Para mim foi um reconhecimento do meu trabalho, eu respiro educação, gosto do que faço. Foi um reconhecimento por muitas noites sem dormir. O trabalho tem dado certo, se você entra na biblioteca, vê que ela está quase vazia, mas não é por falta de livros e sim porque eles estão emprestados. Aqui, aluno, professor, funcionário, comunidade, todo mundo lê", afirma.

A escola, que já recebeu eventos da Academia Sergipana de Letras, foi a única a da rede municipal a receber a premiação. "Sou apaixonada pela minha escola, desde que assumi, em 2012, trabalho a questão da leitura e me coloco como exemplo para os alunos, porque assim como eles, estudei em escola pública, morei na periferia e tudo que consegui foi através da leitura", destaca Cris.

A realidade social em que vivem os alunos também passa a ser transformada a partir da descoberta do mundo dos livros. "Muitos deles têm realidades difíceis em casa, muitas vezes sem a presença do pai ou da mãe, possuem a autoestima baixa. Através dos livros, eles veem que existe um mundo mais bonito lá fora e desperta neles o desejo de conhecer este mundo", finaliza Cris.

A professora Luciane Simões explica que desde cedo, os alunos já têm contato com os livros. "Mesmo ainda não sabendo ler, o contato com os livros, mesmo que seja através de contação de história, faz as crianças adquirirem o gosto pela literatura e serve de estímulo. Como é o primeiro contato que eles têm com livros, é uma responsabilidade muito grande pra gente, mas como a escola estimula muito, acaba se tornando fácil".

A pequena Sofia Leite, de 6 anos, cursa o primeiro ano na Emef. Mesmo ainda dando os primeiros passos na leitura, ela não fica muito tempo sem um livro. "Gosto mais das historinhas. Eu leio muito na escola e em casa também, quando a tia manda".