Presidente da Emsurb avalia como positivo o resultado da desocupação de feira irregular

Agência Aracaju de Notícias
14/12/2017 10h59

Passados cinco dias da retirada da feira irregular que ocupava parte significante da praça João XXIII, ao lado da popularmente conhecida Rodoviária Velha, o saldo das ações é positivo, segundo avalia o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Luiz Roberto Dantas. Além de ser irregular e causar dificuldade no fluxo de veículos, pedestres e usuários do transporte público, a presença da feira no local ainda se tornou um problema de ordem e segurança pública, a partir do momento em que muitas ocorrências criminais, como homicídios, foram registradas no local em decorrência, principalmente, do tráfico de drogas. Agora, a tranquilidade retornou à região.

De acordo com Luiz Roberto, um dos principais termômetros para avaliar o saldo do plano de ação que desocupou a feira é justamente a população. “Para se ter uma ideia, as pessoas estão parando a gente para cumprimentar e parabenizar pela excelente ação, uma atitude firme, com autoridade, mas que ocorreu com tranquilidade, mostrando que a gente pode reorganizar o Centro da cidade e num processo de diálogo”, destacou o presidente da Emsurb.

Para que a desocupação ocorresse, a Prefeitura de Aracaju, através da Emsurb, não deixou de pensar nos feirantes que comercializavam no local. Antes da desocupação, eles foram notificados para promoverem a retirada em 72 horas ainda tiveram o período de 30 de novembro a 5 de dezembro para o recadastramento. Nesta oportunidade, foram ofertadas vagas nos mercados Albano Franco (Centro) e Nilton Santos (Augusto Franco) e nas feiras livres do Bugio, Santos Dumont e 18 do Forte, e, segundo o diretor de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa), Ubiraci Rabelo, dos 74 feirantes da capital que estavam na João XXIII,  51 aceitaram a sugestão. 

“Tudo foi feito à base de muito diálogo porque, afinal, esses feirantes precisam de renda, obviamente. Nós só realizamos a desocupação depois que todos foram notificados e os prazos que demos foram concluídos”, afirmou Luiz Roberto. 

No local em que existia a feira, um novo espaço surgiu, contribuindo, inclusive, com a mobilidade urbana do Centro da cidade. “A rua Santo Amaro, que era totalmente bloqueada, agora os motoristas têm acesso pela Mamede Paes Mendonça e seguem até rua de Geru. Isso foi importante para melhorar a mobilidade urbana nesta parte do Centro de Aracaju”, ressaltou o presidente da Emsurb. 

Fiscalização 

Embora o trabalho de desocupação da feira tenha sido importante, outro fator que contribui para a reorganização do espaço público é a fiscalização. Das 7h às 21h, diariamente, equipes da Emsurb têm monitorado locais onde podem ocorrer realocações irregulares. 

Padronização

Um dos trabalhos que vem sendo desenvolvidos pela Emsurb é justamente voltado para as feiras da capital. Por meio da Direpa, a empresa municipal tem realizado a padronização das feiras, com colocação de saias, abertura dos espaços de locomoção, identificação dos locais, seccionando a feira por produtos comercializados, entre outras ações. “Esse processo é muito importante porque nós estamos obedecendo critérios legais e estamos dando mais conforto, tanto para o feirante, como para o consumidor. A Emsurb segue trabalhando firme. É uma ideia e uma orientação do prefeito Edvaldo Nogueira que nós estejamos sempre presentes não só no Centro da cidade, mas em todos as regiões para reorganizar, arrumar. E tudo isso tem sido por meio do diálogo, o que é fundamental”, frisou Luiz Roberto.