Boletim do Projeto Vida no Trânsito é lançado em reunião do CMS

Saúde
15/12/2017 09h41

Na última reunião ordinária do ano do Conselho Municipal de Saúde (CMS), ocorrido nesta quinta-feira, 14, foi lançado o Boletim do Projeto Vida no Trânsito (PVT), com os dados analisados dos acidentes relacionados que ocorreram no ano de 2016. O PVT é um projeto intersetorial, coordenado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes (Nupeva) da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS).

“Apesar deste ser o segundo boletim realizado [o primeiro foi feito o ano passado com os dados de 2015], este é o primeiro em que analisamos 100% dos 51 óbitos ocorridos por acidentes de trânsito em até 30 dias do ano de 2016. Realizamos um estudo epidemiológico descritivo sobre os acidentes que aconteceram no território aracajuano com vítimas fatais, caracterizando os fatores de risco que contribuíram para a ocorrência deles”, explicou a diretora da DVS, Taise Cavalcante.

Taise divulgou que aconteceram 2.608 acidentes de trânsito em Aracaju em 2016, com 1.394 feridos graves, além das 51 vítimas fatais. De acordo com o resultado da avaliação dos dados, das mortes do ano passado, 47 foram de pessoas do sexo masculino, ou seja, 92% dos óbitos. Os quatro óbitos de mulheres foram por atropelamento. “Um dado que chama a atenção é que dos óbitos registrados, 29 eram condutores de moto (56,9%), e as pessoas do sexo masculino atingiram quase a totalidade dos índices”, informou a diretora.

Para a responsável técnica do PVT na SMS, Lijane Oliveira Silva, o boletim é fruto de um trabalho em conjunto que vem sendo efetivado durante todo o ano. “É mais uma etapa do trabalho intersetorial, realizado através da parceria com os diversos órgãos municipais e estaduais. O CMS foi o local adequado para fazer este lançamento, pois ele representa a participação popular. Aqui pudemos entregar um exemplar do boletim a cada conselheiro para que o material possa ser amplamente divulgado”, frisou.

Comitê

O PVT tem um Comitê Gestor Intersetorial com o objetivo de trabalhar ações que visam diminuir as mortes e acidentes graves no trânsito da capital. O comitê é formado por representantes das Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e Educação (Semed); da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju; do CMS; da Secretaria de Estado da Saúde (SES); do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192); do Centro de Estatística e Análise Criminal da Polícia Militar de Sergipe; do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), e da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Outras pautas

Na reunião do CMS também foi apresentado o Plano de Intensificação do Controle do Aedes aegypti 2017/2018, e a aprovação dos pareceres da Comissão de Vigilância em Saúde do CMS sobre o Plano de Ações e Metas do Programa Municipal de IST/Aids 2018 e do Projeto Castramóvel, que será inaugurado em breve.