Curso promovido pelo NPD insere seus alunos no contexto de direção cinematográfica avançada

Cultura
16/12/2017 11h24

Pelo quarto sábado consecutivo, o Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPD), unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), deu continuidade ao curso de Direção Cinematográfica Avançada. Na manhã deste sábado, 16, os participantes puderam finalizar os seus projetos através de exercícios que aprofundaram ainda mais os seus conhecimentos teóricos a partir da prática.


Uma viagem ao mundo da direção de cena, onde os participantes tiveram a oportunidade de conhecer novos métodos ou aprofundar ainda mais os seus conhecimentos, uma vez que muitos já atuam em trabalhos de produção cinematográfica. O professor responsável por enfatizar e incentivar o processo criativo dos aprendizes foi o renomado diretor e produtor de cena, Wagner Mazzega, que mostrou aos alunos desde procedimentos da composição da imagem através da semiótica até mesmo exercícios de câmera, narrativa e enquadramento.


“Durante esses quatro sábados os meninos tiveram a oportunidade de conhecer ainda mais esse mundo da direção. Nós aplicamos aqui, uma metodologia capaz de mostrar todo processo de composição de um curta-metragem. Pensando, principalmente, na parte criativa e nas etapas de execução, a exemplo de como fazer um corte, saber operar uma câmera, pegar um tripé, como fazer e o porquê do enquadramento, como inserir a narrativa dentro daquele contexto. Hoje, durante as atividades eles vivenciaram através da prática o que fazemos na produção de um curta”, explicou Mazzega.


De acordo com a coordenadora do NPD, Carol Westrup, esse curso faz parte de um plano de ação realizado pelo NPD a fim de fomentar as artes audiovisuais em Sergipe, através de projetos que aproximam ainda mais os profissionais da comunicação do contexto, da prática e da fundamentação teórica. Onde, a partir dessa ideia, os mesmos podem produzir os seus próprios trabalhos e enaltecer o cenário regional. “Esses curso faz parte de um plano estratégico realizado entre a Funcaju e suas unidades. Recentemente, o NPD foi beneficiado com instrumentos novos, que nos possibilitaram realizar esses cursos. Essa é uma forma encontrada de cumprir com a proposta do NPD e fomentar o cenário do audiovisual a partir da inserção de profissionais qualificados e prontos para produzirem os seus próprios trabalhos”, destacou.


Na primeira edição do curso, profissionais das áreas do Audiovisual, Comunicação Social e Publicidade e Propaganda participaram. Como é o caso do publicitário e fotógrafo, Davi Cavalcante, recém-formado na área, mas que já tem um grande interesse em atuar na direção fotográfica de cinema. “Essa minha relação com a direção começou desde a faculdade. Esse curso me fez enxergar novas técnicas, nomenclaturas utilizadas no cinema, como o diretor deve se comportar no momento de uma gravação e operar alguns equipamentos que não tinha tanta experiência. Foram diversos aprendizados que não poderia ser diferente com o mestre Wagner, atuante na área há mais de dez anos”, observou.


Durante a oportunidade, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sérgio Francisco da Silva, do bairro Lamarão, Delma Araújo, tiveram a oportunidade de acompanhar todo o processo. Para a diretora adjunta que estava acompanhando as turmas trazer os alunos para essas atividades extracurriculares é muito bom porque os direcionam para novas áreas do conhecimento e outras profissões. “Eles ficam muito felizes e entusiasmados. É uma forma de aproximar essas crianças e adolescentes de novos horizontes e os fazer perceber os encantos de outras profissões. Eles estão fascinados com as artes do audiovisual”, opinou.