Fórum Diálogos Urbanos: terceira edição promove debates sobre concreto, manutenção predial e métodos não destrutivos

Infraestrutura
24/11/2023 17h30

O Fórum Diálogos Urbanos já se consolidou como um espaço de debate e partilha de conhecimentos, que visa não só discutir aspectos profissionais, tratar das melhores práticas e pôr em destaque elementos importantes da engenharia e arquitetura. A terceira edição, realizada nesta sexta-feira, 24, foi mais uma oportunidade para estabelecer essa troca de experiências.

O evento, realizado pela Prefeitura de Aracaju, por iniciativa da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seminfra) e Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), tem abordado temas pertinentes, que são parte do cotidiano de grande parte dos profissionais.

Foram realizadas três palestras: ‘Ensaios não destrutivos e estratégias na realização e fiscalização de obras, pela engenheira pós-graduada Monalisa Matisse Barreto Oliveira; ‘Técnicas de execução na manutenção predial’, ministrada pela engenheira pós-graduada Ana Cecília Tavares Lobão; e ‘Certidão de nascimento e geriatria das estruturas de concreto armado’, pelo mestre e doutor Carlos Henrique Carvalho.

Para o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, o Fórum Diálogos Urbanos é mais que um evento de palestras. “A gente pretende ter um canal de assuntos de engenharia e arquitetura dentro da Emurb, contando com a comunidade acadêmica, em uma expressão de debates e encontros. A ideia é trocar experiências, inclusive com profissionais de outros órgãos, é servir de veículo para promover o intercâmbio de conhecimento”, disse.

A terceira edição contou com aproximadamente 60 ouvintes, entre profissionais de mercado, da Emurb e estudantes. As inscrições são gratuitas. Gustavo Nascimento, engenheiro civil recém-formado, diz que compareceu ao evento para aprimorar o conhecimento nos temas abordados. “É importante o fomento à discussão sobre desempenho e durabilidade do concreto, ensaios não-destrutivos, para saber como se comportam as boas estruturas do nosso estado, que é litorâneo. É a minha primeira vez no Fórum, vim para conhecer o mercado e outros profissionais”, explica.

Para a engenheira Daniela Santana, o encontro promove network e é importante para a categoria. “É a possibilidade de encontrar pessoas do meio, me introduzir mais no mercado, ter mais conhecimento, ouvir quem já está consolidado na área. É uma verdadeira conversação, realmente há uma troca, a gente compartilha muito”, declarou.