Escola de Governo realiza palestra sobre metodologias ágeis no serviço público

Planejamento e Orçamento
26/03/2024 16h24

A aplicação de práticas ágeis no serviço público tem impacto direto na prestação de serviços de qualidade à população e satisfação dos cidadãos. Mas, para que isso aconteça, é necessário que haja mudança de mentalidade e mais eficiência coletiva no dia a dia dos servidores. Foi pensando nessa melhoria interpessoal e intersetorial que a Escola de Governo e Administração Pública (Esgap) realizou, nesta terça-feira, 26, a palestra “Metodologias Ágeis no Setor Público”, ministrada pelo especialista Alércio Bressano.

Durante sua fala, Alércio explicou que os métodos ágeis surgiram como soluções para aumentar os resultados na área de tecnologia e, com o passar do tempo, essas técnicas alcançaram e favoreceram outros ambientes que têm a mão de obra humana como base. Ele também parabenizou a Prefeitura de Aracaju pela iniciativa.

“Os métodos ágeis são práticas que ajudam equipes de trabalho a performar com mais qualidade, de forma organizada, com mais foco, e a produzir muito mais num curto período de tempo, com menos esforço e mais qualidade de vida, que é a premissa de tudo isso, seja no setor privado ou no setor público. E ver a Prefeitura Municipal se preocupar em mobilizar seus servidores para refletir sobre essas técnicas me deixa muito feliz enquanto palestrante e cidadão aracajuano”, disse.

Para o guarda municipal Henrique Mendonça, “o tema abordado na palestra é muito importante no sentido de melhorar ainda mais as práticas laborais coletivas, inclusive quanto aos procedimentos administrativos internos que vêm passando por um processo de aperfeiçoamento, e cujo resultado tende a gerar um impacto positivo para a gestão e para a sociedade”.

Nesse mesmo pensamento, a coordenadora de Compras e Contratos da Secretaria Municipal da Educação (COCC/Semed), Ana Luiza Dantas, disse que “o tema abordado na palestra serve, também, para mostrar como os servidores podem lidar com os afazeres no dia a dia no ambiente de trabalho, inclusive, no que tange a dedicação, o respeito e a valorização coletiva, para que os resultados sejam positivos em todos os sentidos”, destacou.

Programação
Durante o encontro, a coordenadora pedagógica da Esgap, Nathanaele Guedes, convidou os servidores a acompanharem as informações relativas à Escola com relação às capacitações. “É importante que todos estejam atentos à nossa programação de cursos e palestras, pois são temas de grande relevância que surgem a partir de sugestões dos próprios servidores”, disse.

Outras informações podem ser obtidas na secretaria da Escola de Governo, situada à Rua Boquim, nº 67, Centro; pelo telefone (79) 3179 - 3748; ou pelas redes sociais através do endereço eletrônico @esgapaju.