Escola Tech é destaque em reunião do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação

Educação
27/03/2024 15h30

O programa Escola Tech foi destaque na reunião do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI), realizada de forma presencial na manhã desta quarta-feira, 27. Esse foi o sexto encontro do Conselho, e ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) João Oliva Alves, localizada no bairro Santa Maria.

Sendo um dos conselheiros presentes na reunião, o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, apresentou ao Conselho os detalhes do programa Escola Tech, um pacote de modernização digital lançado pela Prefeitura, por meio da pasta da Educação, que abrange todas as 79 escolas da rede municipal de Aracaju.

“O objetivo foi, dentre outras questões, apresentar para os conselheiros e conselheiras o parque tecnológico da Semed, o programa Escola Tech, e como todo esse movimento em prol da modernização da gestão dos processos, do ensino e a melhoria do ensino-aprendizado vem impactando positivamente os alunos da nossa rede. Então, durante a reunião, nós apresentamos as ações vinculadas ao programa de distribuição de notebooks educacionais com a internet, o programa de uso de câmeras para reconhecimento facial, tanto na entrada da escola, quanto dentro da sala de aula. Também apresentamos as questões vinculadas à formação continuada e o uso da inteligência artificial, que garante o acompanhamento do aprendizado do aluno ao longo do ano”, informa.  

Para a apresentação, o secretário dividiu o conteúdo em três principais eixos: o estrutural, o da autonomia da rede em relação à criação dos próprios sistemas e o de inovação. “Os conselheiros puderam verificar como os alunos estão se servindo de toda essa tecnologia para potencializar o aprendizado. Mas, também, para fazer a inclusão digital dessas crianças e fazer com que os professores também tenham cada vez mais recursos à sua disposição, para que a escola do município de Aracaju tenha ainda mais sucesso no seu dever, que é formar cidadãos atualizados e que possam contribuir com o desenvolvimento da nossa capital”, destaca Ricardo Abreu.

O conselheiro Roger Dantas, presidente da Sinformática, reforçou que o CMCTI é um ambiente para as melhorias nas áreas de ciência, tecnologia e inovação da Prefeitura, surgido da nova Lei de Inovação Municipal homologada em 2023. Com a realização de visitas em locais que estão investindo em tecnologia, ele explica porque a Educação foi umas das escolhidas.

“Decidimos visitar uma escola, que é esta em que estamos fazendo a reunião. Foi uma surpresa para nós e, para mim, como sergipano e aracajuano, dispor de um ambiente desse, de uma escola municipal que não possui diferença em relação a qualquer escola particular do nosso estado. Pelo contrário, muitas escolas não tem o que a gente viu hoje aqui em termos de qualidade estrutural e de ambientação. A gente viu que a tecnologia tem avançado muito na gestão do atual secretário e isso só mostra que, com vontade de fazer e transformar, a gente vai conseguir dar um novo direcionamento aos nossos alunos e, consequentemente, uma juventude e uma Aracaju melhor para todos”, afirma.

Ainda no encontro, o presidente do Conselho e gestor da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação de Aracaju (Semde), Victor Rollemberg, destacou os avanços alcançados pelo CMCTI e abordou os próximos passos que serão seguidos.

O CMCTI


O Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação é composto por 13 conselheiros, entre representantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Tiradentes (Unit), Sebrae, Fecomércio, Sinformática, Associação de Startups de Sergipe (ASES) e das Secretarias Municipais do Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semde), da Fazenda (Semfaz), da Saúde (SMS), do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), da Educação (Semed), da Infraestrutura (Seminfra) e de Governo (Segov).
 

Atualmente, são membros do Conselho: Victor Rollemberg, secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação;

Hallison de Sousa Silva, secretário municipal de Governo;

Sérgio Ferrari, presidente da Emurb; Ricardo Abreu, secretário municipal da Educação;

Augusto Fábio Oliveira dos Santos, secretário municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão;

Waneska Barboza, secretário municipal da Saúde;

Jeferson Passos, secretário municipal da Fazenda;

Lucas Resende de Andrade, representante da Associação de Startups de Sergipe;

Lucindo José Quintans Júnior, representante da UFS;

Roger Dantas Barros, representante da Sinformática;

Paulo do Eirado Dias Filho, representante da Universidade Tiradentes;

Antônio Fernando Pereira de Carvalho, representante da Fecomércio;

Brenno Barreto, representante do Sebrae.