Em ação educativa, Prefeitura reforça importância do respeito às sinalizações na José Carlos Silva

Transporte e Trânsito
02/04/2024 15h00

Como forma de impulsionar pedestres, condutores e ciclistas para o melhor aproveitamento das sinalizações implantadas na avenida José Carlos Silva, no bairro São Conrado, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, por meio da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (CET), realizou nesta terça-feira, 2, mais uma ação educativa no local. Foram transmitidas aos cidadãos que passavam pela via uma série de orientações na perspectiva de enfatizar, especialmente, a importância do respeito aos limites de velocidade e a faixa de pedestre.

“O objetivo é conscientizar as pessoas de que a pressa leva à insegurança. Logo, voltamos os nossos olhares para os condutores, mas sobretudo para os pedestres, que representam grande parte da população, especialmente nessa região da capital. Entendemos que manter a vida no trânsito consiste também na travessia segura, no respeito à faixa de pedestre e às sinalizações de trânsito”, conta a agente de trânsito e integrante da CET, Heloísa Rezende.

Coibir o excesso de velocidade e promover mais segurança no trânsito foram priorizados pela SMTT de Aracaju, que realizou uma avaliação técnica na avenida José Carlos Silva, seguida da instalação de equipamentos de fiscalização eletrônica na região do bairro São Conrado. Os novos equipamentos passaram por um período de adaptação dos condutores e após mais de 30 dias, começaram a autuar na última segunda-feira, 1º, os condutores que desrespeitarem os limites de velocidade da via.

Aprovação

Além do cruzamento semafórico, na avenida José Carlos Silva há sinalizações vertical e horizontal, como determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). No entanto, para dar ainda mais segurança ao trânsito, em especial aos pedestres, a SMTT implantou a ‘Zona 50’ nessa área da avenida, além dos equipamentos de fiscalização eletrônica.

Medidas aprovadas pela população

O técnico em eletrônica e ciclista, Ciro Cardoso, aprovou a iniciativa. “Na José Carlos Silva já foram registradas várias ocorrências no trânsito e todos precisam cuidar da própria vida e da vida dos outros no trânsito. As medidas tomadas são importantes para dar mais segurança ao trânsito no local”, disse.

A promotora de vendas Kadja Nascimento, que utiliza a faixa de pedestre na José Carlos Silva com o filho, destaca que a participação da SMTT em ações como é importante para reforçar a importância do respeito à faixa faixa.

“Passo todos os dias nesse trecho e acredito que a maior parte dos sinistros de trânsito se deve à falta de atenção e de responsabilidade dos condutores. Porém, a redução desses sinistros também depende do comportamento dos pedestres, que muitas vezes atravessam fora da faixa e quando nela, a maioria não espera o veículo parar para, então, realizar a travessia, o que é um perigo”, enfatiza.

Para a dona de casa Rosângela Cassiano Santos manter a velocidade de 50 km/h na José Carlos Silva, é uma ação extremamente positiva. “Essa é uma via muito movimentada, com grande fluxo de veículos e escolas que mantêm um bom número de crianças que precisam realizar travessias. Sou moradora da localidade há 16 anos e confirmo a falta de consciência dos condutores que não param nas faixas de pedestres. As mudanças realizadas pela SMTT são ótimas porque consistem na redução dessas problemáticas”, conta.