Licitação do transporte: Consórcio Metropolitano inicia diálogo com empresas

Transporte e Trânsito
03/04/2024 16h30

O Consórcio de Transporte Público Metropolitano (CTM) iniciou nesta quarta-feira, 3, conforme cronograma amplamente divulgado, reuniões virtuais com empresas do setor privado interessadas no edital de licitação do transporte público da Grande Aracaju. O canal, aberto até a próxima sexta-feira, 5, é uma oportunidade para que as empresas possam tirar dúvidas e fazer sugestões que aprimorem o documento.

De acordo com o diretor-executivo do Consórcio Metropolitano e gestor da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, Renato Telles, a abertura de um canal de comunicação entre os interessados do setor privado e a equipe técnica da SMTT de Aracaju, e os consultores da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), torna evidente a transparência do processo. 

“Através do diálogo com o mercado também é possível levar esclarecimento a respeito do edital e receber sugestões de empresas interessadas em participar da licitação. Trata-se, portanto, de um espaço aberto para facilitar o entendimento de questões técnicas e jurídicas do processo, bem como de aspectos relacionados às linhas que compõem o sistema de transporte público de Aracaju e Região Metropolitana, o que tende a facilitar a ampla concorrência pelas empresas quando publicado efetivamente o edital”, explica. 

Como agendar
Todas as reuniões estão sendo gravadas para garantir a transparência e o registro fiel das discussões. Para agendar uma consulta virtual, os interessados do setor privado devem acessar o hotsite da Consulta Pública e clicar no botão Agendamento, através do qual poderão preencher os requisitos necessários para a marcação.

“Ao disponibilizar essa ferramenta estamos cumprindo mais uma etapa de transparência do processo licitatório do transporte público, através do qual empresas terão oportunidade de esclarecimentos efetivos e segurança quanto ao acolhimento das sugestões lançadas”, declara Renato Telles.

Consulta pública
Além das empresas do setor privado, a consulta pública online referente ao processo de concessão do serviço de transporte público da Grande Aracaju continua aberta à sociedade. Os interessados também devem acessar o hotsite até a próxima sexta-feira, 5, mas para este objetivo, devem clicar no botão ‘Participe da Consulta Pública’, e preencher os requisitos necessários.