Transporte público: Aracaju avança com a requalificação dos terminais de integração

Transporte e Trânsito
05/04/2024 09h00

A mobilidade urbana da capital sergipana vem passando por importantes avanços. Além da construção dos corredores Hermes Fontes, Augusto Franco, Centro/Jardins e Beira Mar, que trouxe um novo modelo de trafegabilidade dos ônibus do transporte coletivo para a cidade, outras ações também se somam à melhoria da mobilidade: os investimentos nos terminais de integração de Aracaju, proporcionando uma nova realidade para os usuários das plataformas e do sistema de transporte público.

Durante a atual gestão, a Prefeitura de Aracaju construiu e entregou à população um novo Terminal do Mercado, o Manoel Aguiar Menezes, localizado na região dos mercados centrais, e revitalizou totalmente, os terminais zona Oeste (Leonel Brizola), Distrito Industrial de Aracaju (D.I.A) e o Atalaia (zona Sul). Além desses, os terminais Maracaju e do Centro (Jornalista Fernando Sávio), também receberam melhorias.

O superintendente da SMTT, Renato Telles, destaca os avanços trazidos nos últimos anos para o sistema de transporte coletivo. “Os investimentos nos terminais de integração é um grande marco, sem dúvidas, na gestão do prefeito Edvaldo Nogueira. Todos os terminais de integração da cidade receberam melhorias e um novo terminal foi construído, o do Mercado, trazendo uma nova realidade para os usuários da plataforma. Um terminal totalmente moderno e funcional para oferecer comodidade à população”, ressalta.

Renato Telles enfatiza ainda que os terminais revitalizados, receberam melhorias também na parte de acessibilidade, como piso tátil e banheiros adaptados. “Nos terminais que foram revitalizados, além da implantação de novas iluminações, recuperação das estruturas metálicas, novas pinturas e bancos, e reforma total nos banheiros, também foram instalados placas em braille, pisos táteis e banheiros com acessibilidade. Os terminais passaram também a contar com serviço de limpeza dos banheiros ao longo do dia, oferecendo melhores condições de uso. É a primeira vez que em poucos anos, Aracaju tem todos os terminais de integração reformados”, declara o superintendente.

Reconhecimento

Quem utiliza os terminais de integração da capital reconhece os avanços das plataformas. “A estrutura do Terminal do Mercado merece nota dez. A iluminação e a segurança, em especial, com a presença de câmeras de monitoramento, trouxeram muitos benefícios para quem utiliza a plataforma”, disse o pedreiro, Elenilson Santos.

O garçon Saulo Andrade, também usuário do Terminal do Mercado, lembra da estrutura anterior e mensura os benefícios da nova plataforma. “Hoje, temos um terminal que favorece o embarque e o desembarque mais seguro dos passageiros. Esse, na minha opinião, é o principal fator positivo”, conta.

Terminal do Mercado

O Terminal do Mercado, ocupa uma área de 6.015 metros quadrados e conta com cinco plataformas de embarque e desembarque, guichês e catracas de acesso e saída, banheiros com acessibilidade, bicicletário, vestiários, depósitos, estacionamento e paisagismo.

A estrutura conta também com 24 boxes para o comércio de vendedores ambulantes, possui iluminação de LED para tornar o local mais seguro e iluminado. Nele, foram implantados equipamentos de acessibilidade para garantir a circulação segura de pessoas com dificuldade de locomoção, e foi realizada a pavimentação asfáltica nas faixas de circulação de ônibus no entorno do terminal, com aplicação de asfalto em mais de 13 mil metros quadrados nas partes interna e externa.

Terminal Zona Oeste

O trabalho de revitalização do Terminal Leonel Brizola englobou a recuperação da estrutura metálica do espaço, a reforma dos banheiros com troca de revestimentos, novos sanitários, pias e portas, além da restauração da casa de lixo, das luminárias, nova pintura interna e externa, instalação do projeto de combate a incêndio e pânico, revisão dos quadros elétricos, recuperação de gradil, implantação e recuperação de novos bancos. Para garantir mais comodidade à população, foi feita a recuperação do piso do terminal, incluindo o tátil, do pórtico, além de pinturas dos quiosques e do ponto de táxi.

Terminal D.I.A

O terminal do Distrito Industrial de Aracaju (DIA), que é responsável por integrar algumas das principais linhas de transporte coletivo da capital, também foi revitalizado. O projeto envolveu a recuperação da cobertura metálica, reconstrução de duas guaritas, implementação de sistemas de combate a incêndio e proteção contra descargas atmosféricas, revitalização dos muros e readequação de todo o espaço às normas de acessibilidade. A administração municipal realizou também o ordenamento do comércio dentro do terminal, com a construção de boxes e lanchonetes para comercialização de produtos.

Terminal Zona Sul

A revitalização do terminal Zona Sul, localizado no bairro Atalaia, compreendeu uma nova cobertura metálica instalada na plataforma de embarque e desembarque, seguida de nova pavimentação asfáltica na área de circulação dos ônibus, implantação de lombofaixas, de piso tátil direcional e de alerta, reforma dos banheiros, além de novas instalações elétricas, sanitárias, hidráulicas, de rede de gás, sistema de alarme contra incêndios e a construção de 30 boxes para os comerciantes.

Terminal Maracaju e do Centro

A estrutura metálica do Terminal Maracaju foi totalmente recuperada, uma nova iluminação LED foi instalada, nova pintura e sinalizações e banheiros e bancos reformados. O Terminal do Centro recebeu nova pintura, reforma nos banheiros e recuperação da estrutura.