Abril Laranja: Prefeitura sensibiliza população contra maus tratos aos animais

Meio Ambiente
04/04/2024 17h00

Com o intuito de sensibilizar a população sobre as problemáticas envolvendo maus tratos aos animais, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), realizou uma ação com os alunos da Escola Municipal Doutor Lourival Batista, localizada no município de São Cristóvão, na manhã desta quinta-feira, 4. A iniciativa da gestão municipal marca a campanha Abril Laranja, de prevenção contra a crueldade animal.

A mensagem foi passada de maneira lúdica, por meio da apresentação da esquete teatral “Fica Comigo”, cuidadosamente elaborada pela equipe da Sema, que aborda questões urgentes relacionadas aos cuidados com os animais, principalmente daqueles que estão em situação de vulnerabilidade.

"A esquete foi desenvolvida a partir do desejo de divulgar ainda mais o programa  Aju Animal. Com isso, objetivamos o incentivo à adoção responsável e o respeito aos animais. O nosso roteiro busca sensibilizar as pessoas que têm o privilégio de conferir a esquete", afirmou a coordenadora da Educação Ambiental da Sema, Paula Alves.

Os alunos puderam compreender a importância das ações individuais no cuidado aos animais. Isabele dos Santos, aluna do 5º ano, estava animada com a esquete e assistiu atenciosamente toda a apresentação. "Eu gostei muito da esquete. Foi super legal. Aprendi que a gente deve cuidar dos animais assim como cuidamos de nós. Não devemos abandonar os cães e gatos, mas sim dar amor e carinho", disse.

Segundo a representante do setor Animal da Secretaria do Meio Ambiente de São Cristóvão, “esse trabalho de sensibilização dentro e fora das escolas traz resultados positivos”. “As crianças estão em formação de caráter por causa da idade. Portanto, a gente precisa, para ter adultos conscientes, sensibilizá-las. A educação é fundamental nesse processo”, destacou.

Aju Animal

O programa Aju Animal foi implantado em novembro de 2022. Durante esse período, realizou mais de 3.400 castrações, entre caninos e felinos. O programa ofertou  ainda 4.750 procedimentos veterinários. Além disso,  encaminhou 260 animais para lares temporários e tem estimulado a adoção responsável por meio de campanhas e ações.