Abril laranja: Emsurb integra campanha de prevenção contra a crueldade animal

Serviços Urbanos
09/04/2024 16h00

O mês de abril é dedicado à prevenção contra a crueldade animal. Diante da campanha Abril Laranja, diversos órgãos ligados a essa temática reforçam as ações de conscientização. Na capital, um deles é a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que realiza um trabalho em conjunto com a Delegacia de Proteção Animal e Meio Ambiente (Depama), relativo ao bem-estar de animais de médio e grande porte.

De acordo com o coordenador do Centro de Apreensões da Emsurb, Isael Freitas Santos, apesar dos constantes esclarecimentos e orientações passadas para alguns proprietários, até mesmo durante as apreensões de animais efetuadas nas rondas diárias e em locais recorrentes de denúncias, os índices preocupam. De janeiro a 8 de abril deste ano, um total de 17 animais foram recolhidos em condições de debilidade.

“Infelizmente, a cada cinco animais que recolhemos nas vias, dois são identificados como vítimas de maus-tratos. São animais que apresentam muitos ferimentos pelo corpo, região da face, patas, e também desidratados e com baixo peso, o que demonstra carência nutricional. São números preocupantes mas que estão sendo acompanhados em operações conjuntas com a Depama”, detalha o coordenador.

Deste modo, as operações especiais e campanhas educativas complementam o trabalho rotineiro conduzido pelo Centro de Apreensões. Para o delegado Guilherme Augusto Volkweis, integrante da equipe que atua na unidade da Polícia Civil especializada em investigações de crimes praticados contra animais na capital, o fortalecimento da parceria entre os órgãos tem se mostrado efetivo, sobretudo no reforço do compromisso quanto aos direitos dos animais junto à população aracajuana.

“No Brasil, diversos municípios e estados adotaram o Abril laranja como forma de conscientizar a sociedade sobre o combate a crueldade e maus-tratos. Em Aracaju, a lei nº 5.194/2019, estabelece a campanha no âmbito municipal e a lei nº 8.581/2019 no estadual. Assim, a Depama tem firmado parcerias que facilitam e propiciam a efetividade do trabalho realizando ações juntamente com o Centro de Apreensões da Prefeitura de Aracaju que, no período de 2023 até o momento, realizou mais de 100 operações, nas quais foram retirados das vias públicas equinos e bovinos evitando acidentes e mortes de animais. Vale destacar também que o trabalho da Depama conta com o apoio da própria população que tem encaminhado, através do 181 e do nosso whatsapp, informações e denúncias sobre casos envolvendo maus-tratos contra animais”, destacou o delegado ao reforçar o apelo para que as pessoas mantenham os cuidados e respeito com os animais.

Cuidado especializado

Assim que chegam ao espaço, os animais, em sua maioria equinos e bovinos, passam por uma avaliação especializada. O médico veterinário responsável por esse tratamento clínico, Iardlei Santa Rita, explica que a avaliação envolve triagem entre os mais debilitados, que passam por um período de quarentena.

“Em determinadas situações, o primeiro atendimento é feito ainda no local onde o animal foi encontrado. Para isso, levamos todo o suporte necessário, como soro e medicamentos para analgesia, de forma que reaja e fique em condições de ser transportado à sede do centro, evitando, assim, a eutanásia”, explica o especialista.

Atualmente o Centro de Apreensão da Prefeitura abriga 19 animais, três deles estão em tratamento. De acordo com a coordenação do serviço, os animais em boas condições ficam à disposição dos seus proprietários por um período de 15 dias, após resgate. Em caso de não haver procura, podem ser destinados para adoção, conforme critérios.

Denúncia

Em caso de denúncia, a Emsurb disponibiliza equipes para a captura, as quais atuam 24 horas por dia. Para comunicar sobre animais soltos ou abandonados nas vias públicas de Aracaju, basta entrar em contato com a equipe do Centro de Apreensão pelo telefone 9 9151-0315 ou por meio da Ouvidoria da empresa municipal, no número 3021-9908, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h.