Aracaju realiza 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Saúde
30/04/2024 14h00

Por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS), realizou nesta terça-feira, 30, a 1ª Conferência Municipal de Gestão de Trabalho e Educação na Saúde (CMGTES), que reuniu trabalhadores, gestores e usuários da saúde, no auditório Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos, tendo como objetivo debater o tema central “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”.

Representando a SMS, a diretora Jurídica e da Vigilância Sanitária (VISA), Maria Meneses, enfatizou que a Conferência foi um momento de troca, aprendizado e reflexões construtivas. “É com grande satisfação que iniciamos a 1ª CMGTES, com um tema de fundamental importância para o aprimoramento contínuo de nossos serviços e garantia de uma atenção à saúde integral para nossa população, pois é através da gestão eficaz no trabalho e do investimento na educação dos nossos profissionais que alcançaremos melhores resultados na saúde. Foi uma excelente oportunidade de troca de experiências”, destaca Maria.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal da Saúde (CMS), Núbia Santana Bispo, debatendo o tema gestão de trabalho, a realização desta Conferência é um marco para o município.

“Antes, a mão de obra e o funcionário eram tratados como recursos humanos. Hoje, os trabalhadores, usuários e gestores, juntos neste evento, estão construindo e contribuindo para que seja executado um serviço de qualidade, com direitos, deveres, e para que o usuário receba uma saúde com ainda mais qualidade. Debatemos e organizamos como gerir o trabalho em conjunto para que tenhamos uma gestão digna e um trabalho de excelência para os usuários. Foi um momento de conferir, de analisar, de avaliar a Saúde que é executada aqui no município de Aracaju”, explica Núbia.

Palestra Magna

A Palestra Magna foi conduzida por Maria Cecília Tavares Leite, que tratou sobre o tema geral da conferência, discutindo sobre trabalho, educação e saúde, problematizando seus eixos e subeixos no sentido de construir uma proposta de Aracaju, para que seja levada para a Conferência Estadual e Nacional. “A SMS está de parabéns por convocar esta Conferência sendo relevante e necessária no contexto de construir uma nova política de gestão de trabalho. Debatemos os principais eixos: democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde; trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS, uma agenda estratégica para o futuro do Brasil, e Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer, a saúde da democracia para a democracia da saúde”, ressalta Cecília

Grupos de trabalho e Plenária final

Segundo o representante do CMS, Ubiracy Suassuna, esta Conferência foi o momento ideal para apresentar as principais propostas para que sejam geridas na base da Atenção Primária e tragam a concepção da saúde dos trabalhadores.

“Neste momento, o que mais apreciamos foi o combate aos vários agravos no ambiente do trabalhado e também tudo que for para melhorar as questões de gestão de trabalho e educação”, frisa Ubiracy.

Para a profissional da Saúde da Unidade de Saúde da Família (USF) Ávila Nabuco, Adriana Meneses, o momento é de grande importância. “Estamos construindo propostas de políticas públicas necessárias que se chegarão a nível Estadual e Nacional, e desenvolvidas para que todos participem e possam contribuir para a melhoria das questões de saúde pública efetivas”, afirma Adriana.

Na 1ª CMGTES participaram das instâncias deliberativas pessoas eleitas delegadas com direito a voz e voto, e as propostas oriundas dos grupos de trabalho foram lidas e votadas na Plenária Final, que teve como objetivo votar o conjunto de propostas que deverão ser submetidas na forma do Regimento e aprovação as Moções de âmbito Estadual e Nacional. O Relatório, aprovado na Plenária será encaminhado a Subcomissão de Relatoria da 1ª Conferencia Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.