Mais de 950 pessoas foram qualificadas profissionalmente no mês de abril pela Fundat

Formação para o Trabalho
03/05/2024 15h50

Durante o mês de abril, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), realizou uma série de oficinas online, com o intuito de preparar profissionalmente jovens e adultos aracajuanos. Um total de 956 pessoas foram qualificadas e guiadas por instrutores capacitados ao longo do mês passado.

No período foram realizadas 15 oficinas online, com aulas de Marketing Digital, Atendimento com Qualidade, Educação Financeira, Porteiro, entre outros. A diretora de Formação da Fundat, Sandra Magna Rezende, enfatiza a importância das oficinas para a profissionalização da população, garantindo maiores condições para que possam competir por uma vaga no mercado de trabalho.

“Essas oficinas e cursos no geral são sempre muito procuradas, porque proporcionam aos participantes a possibilidade de acrescentar conhecimento tanto profissional, quanto pessoal na vida deles. Ficamos extremamente satisfeitos com o interesse da população nas oficinas online do mês de abril e pretendemos continuar dessa forma, quem sabe até aumentar a quantidade de pessoas qualificadas através das oficinas que a Fundat oferece”, afirma.

O professor Flávio Santos conta que foi convidado pela Fundat para ministrar aulas com conteúdo profissionalizante. Segundo ele, o processo de aprendizagem para qualificação profissional é fundamental para que a população tenha oportunidade de emprego e renda. “Fui convidado pela Fundat para ministrar as aulas, agora com as oficinas no formato online, trazendo conhecimento e conteúdo para toda a população aracajuana, 'educando por meio da educação', que é muito importante. Acredito que as oficinas vão ajudar bastante todos os nossos alunos aqui presentes, pois são informações que não vão ficar presas apenas em currículos”, disse.

Mesmo depois de alguns anos sendo instrutora, Evelin Leal, afirma ficar muito feliz e satisfeita com os convites para ministrar aulas à população aracajuana, através da Fundat. “Tem muitos anos que estou com a Fundat, dando esse apoio e todas as vezes que sou chamada para poder ministrar uma oficina, eu fico muito feliz e satisfeita. Eu amo compartilhar conhecimento e saber que pessoas são tocadas não apenas pelo conteúdo, mas também pelo propósito de fazer um curso ou uma oficina, que é pra vida, não apenas uma formação profissional. A gente tem que entender que a profissão não é só o saber fazer profissional, é todo conhecimento que construímos e carregamos conosco durante a nossa trajetória”, ressalta.

Alguns inscritos nas oficinas do mês de abril aproveitaram para intensificar os conhecimentos na própria área de trabalho, assim como em outras áreas que podem ajudar no desenvolvimento pessoal e profissional. “A oficina de Auxiliar Administrativo foi a minha terceira participação nas oficinas de abril e quero participar das oficinas do mês de maio também. Quero cada vez mais intensificar os meus conhecimentos na minha área e também aprender coisas novas. Foi muito gratificante participar das oficinas da Fundat. Uma pena que foram apenas 2 horas, os professores são ótimos e esse é um projeto maravilhoso”, ressalta a aluna, Iza Ramos.

Elisângela, aluna da oficina de marketing pessoal, disse que o sentimento é de gratidão. “É muito gratificante e importante para o nosso crescimento pessoal e profissional buscar conhecimento,  a Fundat oferece isso de forma gratuita, pra gente que encontra muita dificuldade no trabalho, esses tipos de oficina são muito importantes para o nosso desenvolvimento pessoal”, destaca.