Prefeitura mantém regularidade na limpeza dos canais em Aracaju

Serviços Urbanos
03/05/2024 18h21

A atividade de limpeza de canal é imprescindível para a prevenção de ocorrências que impactam o sistema de drenagem pluvial. Sendo assim, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), realiza, de forma contínua e minuciosa, intervenções desse tipo em diversas áreas da cidade. De acordo com a Gerência de Limpeza Urbana (Gerlu), setor responsável pelos trabalhos de monitoramento e limpeza dos canais, de janeiro a abril deste ano, a intensificação desta ação resultou no recolhimento de 5.525,94 toneladas de resíduos dos canais da capital. Deste total, 91,19 toneladas foram retiradas através da limpeza manual e 5.434,75 toneladas por meio do método mecanizado. Seguindo a programação operacional elaborada pela Diretoria de Operações (Dirop), nesta sexta-feira, 3, agentes efetuam a limpeza dos canais localizados nos bairros Jabotiana e Jardins, todos por meio do serviço manual.

Ao todo, Aracaju tem mais de 100 canais que recebem a ação de limpeza constante da Empresa Municipal. No processo manual, método realizado em todos os canais, a limpeza ocorre mediante a utilização de ferramentas como gadanhos, foices, vassouras de aço, ancinho e carrinho de mão. O presidente da Emsurb, Bruno Moraes, ressalta que as ações de limpeza de canais são executadas mediante um planejamento minucioso para decidir qual a melhor técnica a ser aplicada na localidade. “Essas tomadas de decisão são importantes para prevenir que áreas próximas aos canais na capital fiquem alagadas em dias de chuva, bem como auxiliar na fluidez da água. As ações devem abranger o máximo de locais da capital, pois o foco é a limpeza conforme a necessidade de cada região”, ressalta Bruno.

O gerente de Limpeza Urbana (Gerlu), Lauro Maia, explica que o método de barragem móvel permite a limpeza e desobstrução de galerias e possibilita a retirada manual dos resíduos existentes. “Através dessa técnica, a Empresa Municipal efetua a limpeza de canais revestidos em áreas de difícil acesso, utilizando uma lona de alta resistência. Entre os atendidos por esse recurso, está o conjunto Almirante Tamandaré, no Santos Dumont, por exemplo. Na intervenção mecanizada, a Emsurb executa as tarefas em canais naturais e nos de maiores extensões. Fazendo uso de escavadeiras hidráulicas e retroescavadeiras, as equipes retiram uma grande quantidade de resíduos do fundo dos canais. Com esse método, recebem a limpeza os canais do Largo da Aparecida, no bairro Jabotiana, do Jardim Bahia, no Soledade, e do Santos Dumont”, destaca Lauro.
 
Além desses métodos, as oito ecobarreiras instaladas na cidade cumprem um papel importante nos canais de Aracaju e têm se mostrado excelentes na prevenção de impactos ambientais causados pelo descarte irregular de resíduos flutuantes na rede de drenagem pluvial. O equipamento, no qual impede que rejeitos entupam a rede de drenagem, está instalado em pontos distintos da cidade. “O recolhimento desses resíduos é feito após períodos chuvosos, uma vez que há um grande volume de lixo acumulado. Em períodos de estiagem, a limpeza é realizada a cada 10 dias”, explica Lauro.

Aracaju conta também com 29 ecobueiros distribuídos estrategicamente em bairros com índice elevado de descarte irregular nas ruas. “Uma vez por semana, é feita a limpeza, ação que também acontece nos dias de chuva, quando todo o material é recolhido e enviado para o aterro sanitário, junto com o lixo recolhido nas residências”, informa o gerente. 

Solicitação do serviço

O serviço de limpeza de canal também pode ser solicitado pela população por meio da Ouvidoria da Emsurb no telefone (79) 3021-9908; por e-mail ouvidoria.emsurb@aracaju.se.gov.br ou através da plataforma AjuInteligente, disponível no site da Prefeitura de Aracaju.