Perimetral Oeste: curso de empreendedorismo estimula a geração de renda e emprego na região

Agência Aracaju de Notícias
07/05/2024 09h24

Na noite desta segunda-feira, dia 6, teve início mais um curso profissionalizante do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da avenida Perimetral Oeste, ofertado por meio da parceria entre a Prefeitura de Aracaju e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/SE). Com o propósito de fornecer capacitação profissional aos moradores do entorno da nova avenida para potencializar os negócios, estimular a geração de renda e a empregabilidade da região, o curso de Noções de Empreendedorismo possui uma carga horária de 20h e as aulas estão sendo ministradas na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Sérgio Francisco, no bairro Lamarão.

A instrutora do Senac, Sydna Correa, explica que os alunos buscam inovação, oportunidades e descobertas. “A ementa do curso abrange as características do empreendedor, como empreender, como inovar, como se descobrir, melhorar, crescer. Eles vão ter uma base de como se planejar para que esse empreendimento, esse pequeno negócio, possa se sentir seguro quanto aos gastos e suas contas”, detalha.

Segundo Júlio Batista, economista da Diagonal, empresa contratada pela Prefeitura de Aracaju para a execução do Trabalho Técnico Social da avenida Perimetral Oeste, esta é uma oportunidade para que os alunos possam fortalecer o conhecimento sobre negócios para poder se estruturar e assim aumentar a renda. “Esse é um curso voltado para formar gestores do seu próprio negócio no entorno da nova avenida, para que possam fortalecer e ampliar o conhecimento”, informa.

Aline Silva é moradora do Lamarão e relata que trabalha há três anos em negócio próprio de venda de pastel e caldo de cana. “O pessoal do projeto da avenida Perimetral apareceu oferecendo esse curso e achei muito interessante. Preciso ter uma organização melhor sobre meus lucros, meus gastos e meu faturamento no geral. Por isso, vim aqui para aprender mais um pouco. Minha expectativa é muito boa e conhecimento nunca é demais”, conta.

Claudia dos Santos conta que começou a empreender há 10 anos com a produção de chocolates e depois tortas, mas apenas em períodos específicos. Agora, quer manter a produção em alta durante todo o ano. “Busquei essa oportunidade no curso para que eu pudesse ampliar o meu conhecimento, ter embasamento para que eu não pare mais quando passar determinadas datas comemorativas. Quero continuar e almejar aquele fluxo certo todos os meses, quero ter essa noção de como fazer isso e esse é meu objetivo”, expõe.

Vale ressaltar que o curso é totalmente gratuito, com acesso a transporte, fardamento e alimentação para todos os inscritos. Para conhecer a lista completa e atualizada de cursos disponíveis, basta entrar em contato com a equipe social por meio do número 79 99173-2799 ou ir até o Escritório de Atendimento à Comunidade da avenida Perimetral, localizado na Rua Conde D’Eu, 35, bairro Santos Dumont.