Prefeitura orienta população sobre como se prevenir contra escabiose

Agência Aracaju de Notícias
08/05/2024 10h00

Recentemente, alguns casos de escabiose - doença contagiosa conhecida popularmente como sarna - foram registrados em Aracaju. Para evitar que se espalhe na capital, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), orienta sobre os cuidados que a população deve adotar para se prevenir.

A coordenadora da Rede de Atenção Primária da SMS, Anne Beatriz Sousa de Oliveira, explica que a escabiose é uma parasitose da pele causada por um ácaro cuja penetração deixa lesões em forma de vesículas, pápulas ou pequenos sulcos, nos quais ele deposita seus ovos.

“As áreas preferenciais da pele onde se visualizam essas lesões são: regiões interdigitais, punhos, axilas, região umbilical, órgãos genitais. Em crianças e idosos, podem também ocorrer no couro cabeludo, nas palmas e nas plantas. O prurido é intenso e maior durante a noite. Tem ocorrência universal e pode ou não estar vinculada a hábitos de higiene. Geralmente, ocorre sob a forma de surtos em comunidades fechadas ou em grupos familiares”, explica Anne.

Ainda segundo a coordenadora, a principal forma de prevenção deve se dar por meio da higienização. De acordo com ela, é muito importante que os pais e responsáveis compreendam a importância de manter a higienização das crianças, para que assim possam evitar casos da doença.

“Essa orientação é reforçada com cuidados no banho, lavagem dos cabelos e unhas, tudo isso para que a gente possa ter esse cuidado e essa atenção. É necessário que os pais de crianças, principalmente, tenham esse olhar ainda no início dos sintomas, porque é através desse primeiro sintoma que aquela criança ou idoso apresenta que as medidas devem ser iniciadas”, completa Anne

O tratamento da escabiose é feito normalmente por meio de medicações tópica ou de acordo com indicação médica. Para o sucesso no tratamento, além do tratamento medicamentoso é necessário evitar a reinfestação do paciente, seguindo as recomendações apresentadas.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) identificou alguns casos da doença em escolas municipais. Para evitar a contaminação de outras crianças, a gestão municipal higienizou todo o ambiente escolar, realizou a limpeza dos objetos manipulados pelas crianças contaminadas com água e sabão e, posteriormente, com hipoclorito de sódio a 0,5%, mantendo sempre o ambiente escolar bem arejado e limpo.

Recomendações

É fundamental que a população mantenha o ambiente sempre limpo, lavando as roupas de banho e de cama com água quente; a pessoa com a escabiose deve ficar em casa, enquanto durar a infestação; lembrar sempre de lavar as mãos antes e depois de lidar com o doente; além de comunicar a escola no caso de confirmação do diagnóstico.