A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), iniciou nesta terça-feira, 9, seis novas turmas de cursos profissionalizantes nas Unidades de Qualificação Profissional (UQP) Santos Dumont, Santa Maria, Mosqueiro e Coroa do Meio, ampliando as oportunidades de capacitação para os aracajuanos.
As turmas ofertadas são de Técnicas Básicas em Maquiagem (duas), de Panetones e Roscas (duas), Telemarketing e Técnicas Básicas em Montagem de Bijuterias.
O coordenador da UQP Santa Maria, Frank Neire, ressaltou que o trabalho da Fundat tem fortalecido a aproximação da comunidade com novas oportunidades de capacitação, ampliando o acesso a qualificações profissionais e a serviços essenciais que apoiam a inserção dos trabalhadores no mercado. “A Fundat é fundamental porque faz uma ponte entre os trabalhadores e o mercado de trabalho, oferecendo cursos de qualificação. Além disso, realizamos serviços de cidadania, como emissão de carteira de identidade e cadastro de currículo. Hoje, inicialmente, estamos oferecendo mais um curso profissionalizante de Telemarketing.”
O aluno do curso de Telemarketing, Edson Santos, destacou que a formação tem ampliado sua compreensão sobre a área e contribuído para que ele desenvolva competências importantes para o início da trajetória profissional. “São conteúdos novos que eu nunca tinha visto antes, e isso traz muita bagagem para o início da minha carreira. Acredito que tudo o que estou aprendendo vai me acrescentar muito para as oportunidades de trabalho no futuro.”
Panetones e Roscas
A instrutora do curso de Panetones e Roscas, Elenilza Andrade, afirmou que o curso tem sido uma oportunidade importante para estimular os alunos a aprenderem técnicas artesanais e a se prepararem para empreender no período natalino, valorizando produtos feitos com cuidado e dedicação. Ela destacou que a proposta da formação é incentivar a prática do que foi aprendido e fortalecer quem busca transformar o conhecimento em renda.
“Estou muito feliz por compartilhar esse conhecimento com os alunos que desejam aprender e empreender neste período natalino. Nada mais justo do que oferecer ao cliente um panetone ou uma rosca artesanal feitos com amor e carinho. Espero que todos coloquem em prática o que aprenderam ao longo do curso e que isso incentive quem deseja empreender e transformar o aprendizado em oportunidade”, disse Elenilza.
A aluna do curso de Panetones e Roscas, Maria da Silva, acredita que a formação é uma oportunidade de fortalecer seu caminho profissional e abrir novas possibilidades de trabalho, especialmente em um período do ano em que a produção artesanal ganha mais espaço.
“Comecei o curso de Panetones para me qualificar profissionalmente e mudar de área. Estou desempregada e, com a chegada do Natal, vi uma oportunidade de aumentar minha renda. Meu objetivo é empreender, e esse curso está me ajudando muito”, afirmou Maria.
Estética
A aluna do curso de Técnicas Básicas em Maquiagem, Kelly Souza, viu na formação uma oportunidade acessível para finalmente iniciar sua trajetória na área da estética, conciliando o curso com as demandas da maternidade e aproveitando a modalidade rápida oferecida pela Fundat.
“Eu sempre gostei da área da estética, mas sou mãe de três e nunca tive a oportunidade de fazer um curso, porque a maternidade demanda muito da gente. Agora, com meu caçula tendo um ano e oito meses, surgiu essa chance de participar do curso, que é rápido, de apenas dois dias, e vai me ajudar bastante a ingressar na área que eu desejo.”
Ela destacou que o aprendizado superou suas expectativas, dando mais segurança para iniciar as práticas de maquiagem e fortalecendo sua confiança graças ao apoio da instrutora e ao ambiente colaborativo. Disse ainda que, apesar de começar sem nenhuma experiência, já no primeiro dia conseguiu aprender técnicas básicas, como aplicar a base e fazer o contorno do rosto.
Conclusão de turma
Além do início das novas formações, a Fundat também celebrou a conclusão de uma turma de Informática Avançada na UQP do Santa Maria, que resultou na formação de sete novos profissionais.
O instrutor Williams Ferreira Lima dos Santos celebrou a finalização de mais uma turma e destacou a satisfação em acompanhar a evolução dos alunos e a oportunidade de ministrar o curso.
“É muito gratificante ver os jovens que estão aprendendo e se desenvolvendo. Quero agradecer a oportunidade não só para mim como instrutor, mas como aos alunos também, obrigado”, disse o professor de Informática.
O aluno David Marcel Silva comemorou a conclusão do curso de Informática Avançada, ressaltando a importância da Fundat em sua trajetória profissional. Ele destacou que já participou de outras formações oferecidas pela instituição, e afirmou que cada uma delas contribuiu para seu crescimento e preparo para o mercado de trabalho.
“A Fundat é um projeto muito importante para jovens que querem evoluir no mercado de trabalho, eu já fiz vários cursos na Fundat, e todos eles me ajudaram na minha evolução. Fiz cursos de recepcionista, balconista e agora o de informática”, comentou.