Secretaria do Desenvolvimento Econômico busca experiências alemãs de atração de empresas

Desenvolvimento Econômico e Inovação
25/09/2023 10h00

O gerente de inovação e atração de empresas da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semde), o engenheiro mecânico Renir Damasceno Neto, embarca, nesta segunda-feira, 25, para Alemanha com o objetivo de explorar práticas bem-sucedidas em atração de empresas, tecnologia e inovação nas cidades de Munique e Berlim.

Segundo Renir Damasceno Neto, o aprendizado adquirido durante a viagem será aplicado nos esforços de desenvolvimento econômico e inovação na capital do Estado de Sergipe, Aracaju. “Munique é o coração da economia alemã, se destaca como um centro econômico na Alemanha, abrigando grandes empresas reconhecidas pela inovação, como Siemens, Allianz, Audi e BMW. Além disso, é um polo para startups, especialmente em setores como inteligência artificial, produção, manufatura e mobilidade”, pontua o engenheiro mecânico.

O termo inglês “startup” significa começar algo novo, e é relacionado à inovação no mundo dos negócios. Renir acrescenta que a região oferece benefícios fiscais para empresas que investem em pesquisa e desenvolvimento.O gerente de inovação de empresas da Semde ressalta que Berlim emergiu como um dos principais centros da modalidade na Europa.“O ecossistema diversificado da cidade abrange várias indústrias, incluindo fintech, comércio eletrônico, mídia digital, tecnologia de saúde e mobilidade”, detalha Renir Damasceno Neto.

O governo de Berlim tem apoiado ativamente esse ecossistema por meio de várias iniciativas, como a “Berlin Startup Unit” e o “IBB”, um banco estatal que fornece apoio financeiro a startups. “A gente tem um projeto na Semde de desenvolvimento e atração de empresas aqui para Aracaju. Hoje o nosso ambiente ainda é incipiente, então, queremos buscar referências que possam resultar em novas ideias, e saber como eles fomentaram esse ambiente tão inovador na Alemanha”, acrescenta Damasceno.

Renir viaja à Alemanha com recursos próprios em busca de conhecimento e aprendizado. “É uma viagem com recursos próprios, que com certeza, vai trazer benefícios para a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Inovação de Aracaju”, finaliza Renir.