Dia Mundial do Livro: Prefeitura promove evento literário para alunos da EJA

Educação
23/04/2024 21h53


O Dia Mundial do Livro, comemorado nesta terça-feira, dia 23, tem como objetivo incentivar a leitura e dar visibilidade aos milhares de autores existentes no mundo. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) há muitos anos e segue até hoje com um forte poder celebrativo e reflexivo. Dada a importância da leitura na formação intelectual, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), realizou um evento literário com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Manoel Bomfim, localizada no bairro Bugio, recebeu nesta terça, a poetisa Cenira Soy para uma roda de conversa, entrevista, declamação de poesias e sessões de autógrafo. Inicialmente idealizado como um momento literário, o encontro foi além e se transformou em um impulsionador de sonhos. 

À frente da direção da  Emef,  Karine Melo reforça o objetivo da roda de conversa, que foi, além de um incentivo à leitura, uma troca de experiências motivadoras.

“Fizemos um convite à professora Cenira Soy, que aceitou de imediato vir conversar com nossos alunos. Ela é uma poetisa que trabalha com livros e veio dialogar com nossos alunos para contar a realidade, a história de vida dela e como foi o encontro dela com os livros e a escrita. Com isso, transformamos o momento em um incentivo a leitura, porque um dos nossos desafios com os alunos da noite é que eles sejam realmente alfabetizados. A turma da EJA tem muita vontade de aprender, de ter contato com leitura, de entender como é ter um livro e conseguir ler. Portanto, o encontro foi uma forma de incentivo a realização desses sonhos e vontades”, afirma.

A convidada, professora e poetisa Cenira Soy, de 62 anos, expressou sua felicidade pelo convite. Segundo ela, é sempre um prazer falar sobre leitura, pois é sua forma de mostrar ao mundo que nunca é tarde para sonhar.

“Estive aqui hoje com os alunos da EJA para mostrar a eles que através de livros eles podem viajar e criar sonhos. Para isso, eu conto a história da minha carreira, que foi um sonho realizado somente aos 54 anos. Com meu relato, eu consigo provar a eles que nunca é tarde para sonhar. Então, um dos objetivos de estar aqui é trazer essa importância da leitura e dizer que eles podem ser aquilo que quiserem e que eles podem chegar onde eles quiserem”, declara a autora.

Atenta a apresentação da poetisa, a aluna Ilda Tavares, de 69 anos, conta que o evento a deixou com mais vontade de estudar e colocar em prática tudo o que vem sonhando. 

“A história dela se parece com a minha e isso me fez ver que eu ainda posso fazer muitas coisas. Eu tinha o sonho de ir pra escola para ler e escrever, mas o meu pai não deixava a gente estudar, só podíamos trabalhar. Eu casei, tive filhos, mas decidi que nunca é tarde para conseguir as coisas. Então, eu vim para a EJA, estou estudando e estou amando. Ouvir sobre poesia e como a leitura mudou a vida dela fez aflorar meus sonhos. Gostei muito da palestra e espero seguir aprendendo e escrevendo tudo o que o meu coração mandar. Quem sabe um dia eu escreva até um livro, nada é impossível para Deus”, diz a estudante.
 
O jovem João Vitor Araújo, de 17 anos, também foi tocado com a força da leitura na vida de Cenira Soy. “Foi uma motivação para mim e também para todos nós presente na sala. A fala dela mexeu comigo porque tocou no meu eu criança. Ela falou sobre superação e isso me tocou também, porque eu tenho sonhos a realizar e ela me mostrou que eu vou conseguir. Ouvir que ela realizou o sonho de poetisa com 54 anos me fez ver que eu também posso. Eu tenho sonho de fazer uma faculdade, Deus me tirou da vida que eu estava e agora tenho a oportunidade de estar estudando, de fazer a minha família feliz e eu creio que eu vou alcançar meu sonho. Essa palestra foi muito importante para mim”, expressa.